• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Instalação da fábrica chinesa BYD prevê criação de 5 mil empregos
Bahia

Instalação da fábrica chinesa BYD prevê criação de 5 mil empregos

Expectativa é que a produção inicie no segundo semestre de 2024

Por Ane Catarine Lima
Ás

Instalação da fábrica chinesa BYD prevê criação de 5 mil empregos

Foto: Farol da Bahia

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou nesta terça-feira (4), em evento no Farol da Barra, a instalação da fábrica chinesa BYD em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O investimento para a construção será de R$ 3 bilhões, com a expectativa de criação de 5 mil postos de trabalho diretos nos próximos anos. A BYD já possui duas fábricas em operação no Brasil, localizadas em Campinas (SP) e Manaus (AM).

"A BYD se instala em um momento importante no Brasil. Com a retomada de investimentos na área da inovação, tecnologia e educação profissional, juntamente com o presidente Lula, recebemos com muita alegria essa capacidade de investimento de uma empresa que vem se destacando mundialmente em inovação tecnológica. A vinda dessa indústria para a Bahia, em Camaçari, é celebrada como um momento de geração de empregos e inclusão", afirmou.

Todos os carros elétricos de até R$300 mil produzidos no estado terão isenção de IPVA. Na ocasião, Jerônimo também citou outros incentivos para a vinda da chinesa."Os incentivos estão divididos em duas frentes: um direcionado à indústria, para estimular a produção no Brasil, na Bahia e em Camaçari. Além disso, estamos garantindo os incentivos solicitados ao governo da Bahia. Por exemplo, temos uma lei de redução do ICMS que vai até 2032, garantindo uma redução de 95%", explicou.

A expectativa é que o Complexo Industrial da BYD inicie a produção no segundo semestre de 2024. Ao todo, serão três células fabris. Uma dedicada à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos. A outra vai produzir automóveis híbridos e elétricos, com capacidade estimada em 150 mil unidades ao ano na primeira fase, podendo chegar a 300 mil unidades. 

A terceira, voltada ao processamento de lítio e ferro fosfato, atenderá ao mercado externo, utilizando-se da estrutura portuária existente no local. A BYD atua em diferentes produções e é a maior fabricante mundial de baterias recarregáveis, sistemas de armazenamento de energia, e veículos 100% elétricos. A montadora também é a responsável pela obra do VLT em Salvador.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.