Política

Instituto Atlas aponta que 45% dos entrevistados consideram o governo Lula ruim

43% o classificam como ótimo/bom

Por Da Redação
Ás

Instituto Atlas aponta que 45% dos entrevistados consideram o governo Lula ruim

Foto: Agência Brasil

Uma nova pesquisa do Instituto Atlas, divulgada nesta terça-feira (31), aponta que as avaliações negativas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva superaram as positivas pela primeira vez. De acordo com os dados apresentados, 45% dos entrevistados consideram o governo como ruim/péssimo, enquanto 43% o classificam como ótimo/bom. Essa diferença está dentro da margem de erro de 1 ponto percentual, configurando um empate técnico.

Comparando com a pesquisa anterior, realizada em 23 de setembro, há uma inversão nas avaliações. No levantamento do mês passado, 44% dos entrevistados avaliaram o governo como ótimo/bom, enquanto 42%, consideraram ruim/péssimo. Os índices de avaliação regular foram de 16%, e 1% dos entrevistados não souberam opinar.

A pesquisa, que entrevistou 5.211 pessoas, foi realizada entre os dias 17 e 20 de novembro, com uma margem de erro de 1 ponto percentual para mais ou para menos.

Veja pesquisa:

 

Desempenho Pessoal 

Apesar da mudança nas avaliações do governo, o desempenho pessoal do presidente Lula permanece positivo. Cerca de 50% dos entrevistados afirmaram aprovar, enquanto 47% desaprovam. Apenas 3% declararam não saber opinar.

Comparando com setembro, houve uma leve queda na aprovação, com 52% dos entrevistados afirmando aprovar o desempenho do presidente naquele período, enquanto 46% manifestaram desaprovação.

Quando questionados sobre os principais problemas enfrentados pelo Brasil, a maioria dos entrevistados apontou a criminalidade e o tráfico de drogas, com 60,8% das respostas. Em segundo lugar, a corrupção foi mencionada por 50,2% dos participantes, seguida pela pobreza, citada por 23,6%.

Comparativo com o Governo anterior 

A pesquisa Atlas também incluiu um comparativo com o governo anterior de Jair Bolsonaro, analisando diferentes áreas de atuação. A maioria dos entrevistados destacou as relações internacionais como a área com maior melhora, com 52% de respostas positivas. Por outro lado, a responsabilidade fiscal e o controle de gastos foram apontados por 51% dos participantes como a área que apresentou maior piora durante o governo Lula.

 

 

Segurança x Corrupção 

A pesquisa ainda aponta que Criminalidade e tráfico de drogas se tornou o principal problema enfrentado pelo país,, com 60,8%. Ficando atras da Corrupção (50,2%) e Pobreza, desemprego e desigualdade social (23,6%).  Outros pontos apareceram no ranking como aquecimento global, economia e inflação e mau funcionamento da justiça.  


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário