Brasil

Instituto Brasil-Israel condena jornal com caricaturas antissemitas

Publicação do Partido da Causa Operária é considerada como um ataque ao povo judeu

Por Da Redação
Ás

Instituto Brasil-Israel condena jornal com caricaturas antissemitas

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um jornal produzido pelo Partido da Causa Operária (PCO) e que está sendo distribuído em estações de metrô e em portas de universidades em São Paulo traz como manchete “Pelo Fim do Estado de Israel”. O Instituto Brasil-Israel (IBI) diz que uma caricatura que ilustra a página da notícia é antissemita, sendo um "claro sinal de ataque ao povo judeu". 

“É um sinal dos tempos: hoje, em 2023, uma publicação que mostra caricaturas semelhantes a aquelas usadas na Alemanha nazista, sendo distribuída em diversos locais, incluindo na porta de prestigiadas universidades privadas de São Paulo. Não passa perto de ser uma crítica a Israel, é um ataque ao povo judeu", disse o instituto em nota. 

O Partido da Causa Operária é um partido político brasileiro de extrema-esquerda. O ABI afirma que a caricatura do jornal revela um preconceito contra pessoas de origem semita. O "antissemitismo" é historicamente associado aos judeus devido a perseguição desse povo na Europa, principalmente na 2ª Guerra Mundial. 

"Se essa publicação não gera revolta em toda a população, se causa dor e medo apenas nos judeus, há algo errado. Ninguém deveria se calar diante do antissemitismo, do ódio aos judeus. Assim como ninguém deveria se calar diante de qualquer tipo de discriminação, mas a permissividade com o antissemitismo é cada dia mais latente - e, por isso, preocupante”, declarou o Instituto Brasil-Israel. 

Até o momento, o PCO ainda não se pronunciou. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário