• Home/
  • Notícias/
  • Michel Telles/
  • Instituto de Cegos da Bahia leva a magia da patinação no gelo para crianças cegas e com baixa visão!
Michel Telles

Instituto de Cegos da Bahia leva a magia da patinação no gelo para crianças cegas e com baixa visão!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Instituto de Cegos da Bahia leva a magia da patinação no gelo para crianças cegas e com baixa visão!

Foto: Divulgação Assessoria

Com direito a uma iluminação cênica especial, cenários instagramáveis, um ambiente seguro e adaptado para suas necessidades e uma enorme pista de gelo, cerca de 20 crianças e adolescentes cegas e com baixa visão, que são assistidos pelo Instituto de Cegos da Bahia, sentiram a emoção de deslizar no gelo, nesta quarta-feira, 21 de agosto.  Acompanhados de instrutores e  devidamente equipados com acessórios de proteção, como capacete, joelheira e cotoveleira, os pequenos tiveram a oportunidade de experienciar a divertida sensação de deslizar e brincar sobre a enorme pista de gelo natural, montada na praça central do Shopping Barra.  

Como o objetivo de promover momentos de lazer inclusivos, a iniciativa em parceria com o Shopping Barra faz parte dos esforços contínuos do ICB para promover a inclusão social e proporcionar vivências que transcendam as limitações visuais das crianças. Para alguns desses menores, foi a primeira vez em uma pista como essa, o que tornou a experiência ainda mais especial. A atividade não só proporcionou momentos de alegria e descontração, como também reforçou a importância da inclusão e da acessibilidade em espaços públicos e de entretenimento.

 

Para a presidente do ICB, Heliana Diniz, essa ação é um exemplo claro de como a inclusão pode e deve ser vivida na prática. “Ao proporcionar uma experiência como essa, mostramos que, com as adaptações necessárias, é possível criar momentos de alegria e diversão para todas as crianças, independentemente de suas limitações. Essas vivências são fundamentais para o desenvolvimento das crianças, pois ampliam as suas percepções do mundo e mostram que não há limites para o que podem experimentar. Momentos assim fortalecem a autoestima e a confiança e comprovam que elas podem, sim, sonhar e realizar”, declara.

Há mais de nove décadas transformando a vida de diversas famílias, o Instituto, que se tornou referência na área da saúde ocular, é o único da Bahia a oferecer, de forma gratuita, prevenção, diagnóstico, habilitação, reabilitação e inclusão social de pessoas cegas ou com baixa visão. Com a sua sede localizada no bairro do Barbalho, em Salvador, o ICB carrega consigo um propósito claro e inspirador de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos. Atualmente, o ICB realiza mais de 310 mil procedimentos anuais, porém, devido à alta demanda, a espera por atendimento pode chegar a até três meses. 

Campanha:

O Instituto, que se tornou referência na área da saúde ocular, seguirá com a campanha de arrecadação para ampliação da sua estrutura física, passando pela expansão do meio digital, de seus projetos e da sua capacidade de atendimento. A sociedade em geral, pessoas físicas e jurídicas, associações e entes públicos podem doar ou adotar um espaço da instituição, contribuindo com sua ampliação. Os interessados em fazer parte dessa rede de solidariedade podem doar acessando o site www.institutodecegosdabahia.org.br/doeagora ou através da chave PIX que é (71) 98817-3193. Para demais esclarecimentos, é possível entrar em contato com a equipe do ICB pelo WhatsApp, que é o mesmo número do PIX, através do e-mail: captacao@institudodecegosdabahia.org.br, ou pela página do instituto no Instagram, @institutodecegosdabahia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.