Instituto Fogo Cruzado: 136 pessoas foram baleadas na presença de agentes de segurança fora de serviço em 2025 no Brasil
A média é de quatro vítimas por semana

Foto: Imagem Ilustrativa. Créditos: Edilson Rodrigues/ Agência Senado/ Flickr
Ao menos 136 pessoas foram baleadas com a presença de agentes de segurança que estavam fora de serviço entre janeiro e agosto de 2025, no Brasil. A média é de quatro vítimas por semana. Segundo levantamento realizado pelo Instituto Fogo Cruzado, o número é 5% superior se comparado com o mesmo período do ano passado.
Os dados ainda apontam que a principal motivação para esse tipo de violência é roubo ou tentativa de roubo, totalizando 72 pessoas baleados. Em seguida aparece homicídio ou tentativa de homicídio com 41 baleados e briga com 18 vítimas. Os casos não identificados somam cinco baleados.
Entre os 57 municípios mapeados, a região metropolitana do Rio de Janeiro é um dos que mais tem ocorrências. Foram ao todo 70 casos com 33 vítimas fatais.
Já na capital baiana e na Região Metropolitana de Salvador foram 28 casos envolvendo agentes fora do serviço. Ao todo, foram 14 pessoas mortas e 14 feridas.