Inteligência artificial pode calcular a probabilidade de uma pessoa sobreviver ao câncer
Ferramenta também avalia agressividade do tumor e sugere melhor tratamento
Foto: Reprodução/Pixabay
Pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e da Universidade Nacional de Cheng Kung, em Taiwan, desenvolveram um modelo de inteligência artificial capaz de calcular a probabilidade de um paciente sobreviver ao câncer colorretal. A ferramenta de AI também avalia com precisão a agressividade do tumor e sugere qual o tratamento mais adequado ao paciente.
O câncer colorretal é o segundo mais mortal em todo o mundo. Por isso, os pesquisadores acreditam que a ferramenta pode ajudar os médicos a lidar de forma mais individual e incisiva com a doença.
"Nosso modelo executa tarefas que os patologistas humanos não podem fazer com base apenas na visualização de imagens. O que prevemos não é uma substituição da experiência em patologia humana, mas um aumento do que os patologistas humanos podem fazer", disse o co- autor sênior do estudo, Kun-Hsing Yu, em comunicado.
Chamado de Moma (sigla em inglês para Multi-omics Multi-cohort Assessment), o modelo interpreta Sample microscópicas de células cancerígenas invisíveis aos olhos humanos. Para que ele fosse capaz de fazer isso, passou pelos testículos de quase 2.000 pacientes com câncer colorretal.