Inteligência artificial pode calcular a probabilidade de uma pessoa sobreviver ao câncer

Ferramenta também avalia agressividade do tumor e sugere melhor tratamento

Por Da Redação
Ás

Inteligência artificial pode calcular a probabilidade de uma pessoa sobreviver ao câncer

Foto: Reprodução/Pixabay

Pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e da Universidade Nacional de Cheng Kung, em Taiwan, desenvolveram um modelo de inteligência artificial capaz de calcular a probabilidade de um paciente sobreviver ao câncer colorretal. A ferramenta de AI também avalia com precisão a agressividade do tumor e sugere qual o tratamento mais adequado ao paciente. 

O câncer colorretal é o segundo mais mortal em todo o mundo. Por isso, os pesquisadores acreditam que a ferramenta pode ajudar os médicos a lidar de forma mais individual e incisiva com a doença.  

"Nosso modelo executa tarefas que os patologistas humanos não podem fazer com base apenas na visualização de imagens. O que prevemos não é uma substituição da experiência em patologia humana, mas um aumento do que os patologistas humanos podem fazer", disse o co- autor sênior do estudo, Kun-Hsing Yu, em comunicado. 

Chamado de Moma (sigla em inglês para Multi-omics Multi-cohort Assessment), o modelo interpreta Sample microscópicas de células cancerígenas invisíveis aos olhos humanos. Para que ele fosse capaz de fazer isso, passou pelos testículos de quase 2.000 pacientes com câncer colorretal.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário