Intenção de consumo das famílias registra alta de 1,3% em novembro, aponta CNC
Resultado foi impulsionado pela Copa e pela proximidade das festas de fim de ano
Foto: Agência Brasil
Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgados nesta segunda-feira (21), mostram que a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) no Brasil avançou 1,3% em novembro, na comparação com o mês anterior, e chegou a 89 pontos. É o maior patamar desde o início da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
No mesmo mês do ano passado, o indicador registrava 73,4 pontos. Segundo a CNC, o resultado positivo em novembro foi puxado principalmente pela intenção de compra dos brasileiros para a Copa do Mundo 2022, que acontece no Catar. De acordo com o levantamento, 36% dos consumidores pretendem adquirir produtos relacionados ao mundial de futebol, como as camisetas da Seleção Brasileira, resultado 12 p.p. acima da Copa de 2018.
A expectativa é da movimentação de R$ 1,5 bilhão no varejo. Além da Copa, as festas de fim de ano também aumentam a expectativa do consumo das famílias brasileiras em novembro, desde a Black Friday até o Natal. Por isso, o índice que mais cresceu em novembro foi o de Nível de Consumo Atual, com uma alta de 3,1% no mês (73,8 pontos).