Internações e mortes de idosos por Covid-19 caem no Couto Maia
Em entrevista ao Farol da Bahia, sanitarista do Icom fala sobre a tendência de redução após vacinação
Foto: Getty Images
De janeiro a março deste ano, as internações e mortes de idosos por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, diminuíram no Hospital Instituto Couto Maia (Icom). Com base nos dados de um levantamento interno realizado pela unidade nos três primeiros meses deste ano, a sanitarista do Núcleo de Epidemiologia do Hospital Couto Maia, Shirlei Cruz, disse ao Farol da Bahia que houve queda de 30% na quantidade de internados com 80 anos ou mais.
Segundo ela, é importante ressaltar que este ano tem uma característica muito diferente em relação ao ano passado. “Nós começamos o ano de 2021 com uma pressão muito grande no hospital, com um volume muito grande de internações por conta da intensa disseminação viral e da possibilidade de uma nova variante do vírus que, possivelmente, é mais contagiosa. Então, em primeiro lugar, aumentou o número de casos de internação em 2021 em relação ao ano passado. Em 2021, nós praticamente já internamos quase 50% do total de internamentos no ano de 2020. Contudo, após a vacina já conseguimos notar uma grande redução", disse.
Segundo ela, no ano passado foi registrado um número elevado de mortes e internamentos de idosos infectados pela Covid-19. Contudo, após o início da vacinação na capital baiana, em janeiro deste ano, o cenário foi modificando. “A partir de 70 anos nós já começamos a observar uma redução nesses primeiros meses. No ano de 2020, nós internamos 219 idosos na faixa etária de 70 a 79 anos. Agora, há o registro de 80 internamentos. Já é possível notar uma queda importante. É possível que ao longo deste ano a gente tenha uma redução mais brusca, pois estou comparando os três primeiros meses deste ano com o ano passado inteiro. Porém, é possível também que esse número aumente ou fique estabilizado”, disse.
“Esse índice de redução também é uma realidade entre os idosos de 80 a 89 anos. Em relação ao ano passado, foi registrado uma redução de 6% nas internações. Nos primeiros meses deste ano os números já indicam uma redução importante nessas faixas etárias, mas nós continuamos observando”, completou.
Ainda durante a entrevista, a especialista disse que a vacina contra a Covid-19 e as medidas restritivas para conter o contágio são fatores que tornam essa redução cada vez mais possível.
Redução na Bahia
Na última terça-feira (20), o secretário de saúde da Bahia, Fábio Villas-Boas, destacou nas redes sociais o impacto positivo da imunização contra a Covid-19, entre pacientes com mais de 70 anos no estado "Os primeiros sinais consistentes dos efeitos da vacinação #COVID19 começam a ficar evidentes. Queda sustentada e significativa do número de internações em UTI de pacientes com 70+ anos", escreveu.
Os primeiros sinais consistentes dos efeitos da vacinação #COVID19 começam a ficar evidentes. Queda sustentada e significativa do número de internações em UTI de pacientes com 70+ anos. pic.twitter.com/WWqqH0RCQG
— Fábio Vilas-Boas (@fabiovboas) April 19, 2021