Investimentos brasileiros avançam 17,2%, aponta Ipea
Resultado positivo representa aumento da capacidade produtiva da economia
Foto: José Paulo Lacerda/CNI
Os investimentos avançaram no Brasil e registraram, no acumulado de 12 meses, o crescimento de 17,2%, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os dados são do Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF).
A evolução do indicador representa aumento da capacidade produtiva da economia e a reposição da depreciação do estoque de capital fixo.
Ao considerar somente dezembro, o indicador apresenta um crescimento de 2,7% na comparação entre dezembro e novembro de 2021.
O consumo aparente de máquinas e equipamentos, que corresponde à produção nacional destinada ao mercado interno apresentou um aumento de 9,3% em dezembro, encerrando o quarto trimestre com alta de 3,7%.
A produção nacional de máquinas e equipamentos avançou 0,5% em dezembro e a importação cresceu 11% no mesmo período. Com isso, as importações cresceram 5,9% no quarto trimestre. A produção nacional, por sua vez, encerrou o período com uma queda de 1,6%. No acumulado em doze meses, a demanda interna por máquinas e equipamentos registrou um aumento de 23,6%.