Investimentos em energias renováveis na Bahia atingem cerca de R$ 2,5 bilhões em 2023
Nordeste concentra a produção de 83% da energia solar e eólica do Brasil
Foto: Reprodução
Segundo o Sicredi, uma instituição financeira cooperativa, foram concedidos aproximadamente R$ 2,48 bilhões em créditos ao longo de 2023 para financiar projetos em energias renovavéis na Bahia.
A alta atratividade para investimentos no setor no Nordeste é justificada pelo fato de a região ser responsável por 83% da produção nacional de energia solar e eólica. Destaca-se na Bahia o Complexo Eólico Campo Largo, um dos maiores do país, com capacidade instalada de 214,2 MW.
O Brasil enfrentou um aumento significativo no consumo de energia elétrica, impulsionado pela recente onda de calor e pela chegada do verão, iniciado em 22 de dezembro. Em outubro, o país registrou um recorde histórico no consumo de energia, atingindo 45.920 GWh (gigawatt-hora), um aumento de 8,1% em comparação com o mesmo período de 2022, de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema (ONS).
Ao longo da última década, o Nordeste do Brasil cresceu como um centro de destaque na geração de energia por meio de fontes renováveis. Em julho deste ano, as turbinas eólicas foram responsáveis por 26,1% de toda a energia consumida no país, conforme relatório da Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica).