IPAC: equipamentos culturais se unem para celebrar 19ª Semana de Museus
Ação acontece em todo o Brasil até o dia 23 de maio

Foto: Divulgação
Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) se unem no projeto ‘Museus IPAC conectados’ para celebrar a 19ª Semana de Museus, que acontece em todo o Brasil até o dia 23 de maio. A iniciativa nacional é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e tem como principal objetivo comemorar o Dia Internacional dos Museus, celebrado na última terça-feira (18). Neste ano, a temática lançada pelo IBRAM foi ‘O futuro dos museus: recuperar e reimaginar’. Devido a pandemia da Covid 19, doença causada pelo novo coronavírus, todas as atividades foram adaptadas para o ambiente digital.
Os museus participantes de todo o país devem divulgar os acervos e as atividades socioeducativas elaboradas conforme a temática indicada. Na Bahia, todos os equipamentos culturais vinculados ao IPAC participam do evento: Museu de Arte da Bahia, Palacete das Artes, Centro Cultural Solar Ferrão, Museu Tempostal, Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, Parque Histórico Castro Alves e Museu do Recolhimento dos Humildes.
Os museus do IPAC estão desde o início da pandemia desenvolvendo ações nas redes sociais para manter a divulgação de seus acervos, atividades, além de manter a comunicação com o público em geral. De acordo com o diretor geral do IPAC, João Carlos Oliveira, a pandemia modificou as formas de preservação dos museus, mas todo o trabalho continua sendo executado. “De forma remota, as equipes continuam trabalhando na preservação dos acervos, revisão da documentação museológica, planejamento e execução de atividades em ambientes digitais, além da construção de um instrumento legal que norteará as ações dos museus daqui pra frente, como o Plano Museológico que inclui um projeto de acessibilidade”, informou.
Já a responsável pela Diretoria de Museus do IPAC, Fátima Santos, falou sobre a importância da 19ª Semana de Museus para divulgar todo o trabalho executado. “O evento é uma ação nacional importante por possibilitar que os museus participantes divulguem seus acervos e suas atividades socioeducativas elaboradas conforme a temática indicada pelo IBRAM. Atualmente, essas atividades serão apresentadas por meio das redes sociais”, explicou.
Em nota, o IBRAM explicou a escolha do tema para este ano. “O tema propõe a reflexão sobre o futuro dos museus. Reimaginar um futuro para os museus significa não apenas dialogar com os avanços tecnológicos e os recursos e ferramentas deles advindos, mas também compreender como afetam a maneira de ser e de estar no mundo”.
Atividades ‘Museus IPAC conectados’
De forma conjunta e reforçando os esforços extras neste período, os equipamentos culturais vinculados ao IPAC programaram uma série de conteúdos nas redes sociais. Toda a programação pode ser acompanhada pelo Instagram @museusdabahia ou no canal LabDimus, no YouTube. Além disso, o perfil ‘Museus da Bahia’ no Facebook também disponibiliza todos os conteúdos.
A museóloga e diretora do Museu de Arte da Bahia (MAB), Ana Liberato, ressalta também a importância da Semana de Museus. “A proposta incentiva ações que promovem os museus brasileiros, unindo as instituições para abordarem um tema da maior importância para os museus do Brasil e do mundo, ou seja, reinventar nesse longo período de pandemia e transformar nossos museus em espaços de trocas de saberes em elos de união através das plataformas virtuais e streamings”.
Programação
Parque Histórico Castro Alves
17/05,10h – Sopa de Letras: projeto de incentivo à leitura da biblioteca do PHCA. Vídeo da contação da história “Castro Alves”, de Myriam Fraga e Angelo Bonito (Coleção Crianças Famosas).
19/05, 15h – Vídeo bate papo “Navegando na história das Cabaceiras”, com o professor Hugo Passos.
20/05, 15h – Exposição virtual “Navegando sobre as vagas da contemporaneidade II”.
21/05, 18h – Vídeo do Sarau no Parque – declamação de “Navio Negreiro” do poeta Castro Alves, por Bruno Sena.
22/05, 10h – Projeto Baú de Memórias. Vídeo ensinando a fazer leques decorativos. E uma breve história do acervo de leques e dos usos culturais.
Museu Tempostal
Série de vídeos “Museu Tempostal: olhares sobre a cidade de Salvador”, produzidos pelo historiador Daniel Rebouças.
17/05 -15h- Vídeo 1: O colecionismo e o Museu Tempostal.
19/05, 10h- Vídeo 2: Ladeira do Pelourinho – identidade de uma cidade.
21/05, 10h - Vídeo 3: O bonde no Tempostal – andar e se mover por Salvador.
23/05, 15h- Vídeo 4: Imagens do centenário de Salvador – roteiros de memória.
Museu Udo Knoff
Roteiro de visitação “Udo e a cidade”
17/05, 18h – Vídeo “A fundação de Salvador”, com o professor Sávio Roz.
18/05, 10h – Vídeo da visitação aos azulejos do Centro Histórico, com o professor Estácio Fernandes.
19/05, 18h – Vídeo “Aterramento da Cidade Baixa”, com o professor Sávio Roz.
23/05, 18h – Vídeo “Dor e alegria na cidade da Bahia”, com o professor Sávio Roz.
Centro Cultural Solar Ferrão
18/05, 15h – Vídeo depoimento de Priscila Almeida (Associação de Economiários Aposentados e Pensionistas – AEA/BA) contando sobre a parceria no projeto “Vida em movimento: geração do amanhã”.
21/05, 15h – Vídeo com o depoimento de Veronice da Prata, uma das participantes das oficinas virtuais realizadas em parceria com a AEA-BA em 2020.
22/05, 15h - Vídeo com o depoimento da educadora Adriana Santana sobre a experiência vivenciada pelo Colégio Estadual Azevedo Fernandes e o Centro Cultural Solar Ferrão/LabDimus.
23/05, 10h – Vídeo com depoimento da professora Ana Alice Costa, participante das oficinas virtuais do projeto ArteCriando 2020 nas redes sociais Dimus/Ipac.
Museu do Recolhimento dos Humildes:
Série de vídeos com dicas de manutenção e limpeza de obras de arte em casa. Com Yara Chamusca, conservadora e restauradora Dimus/Ipac.
18/05, 18h - Vídeo 1: limpeza de objetos em madeira.
20/05, 18h - Vídeo 2: limpeza de objetos em gesso.
22/05, 18h – Vídeo 3: limpeza de telas, quadros, técnicas em papel, acrílica, óleo, técnicas mistas.
Programação Palacete das Artes:
Na página do youtube.com/museupalacetedasartes e no Instagram @palacetedasartes.
De 17 a 23/05 – #tbt da Exposição POP/Bienais do artista Sante Scaldaferri. No Instagram @palacetedasartes.
Dia 17/05 – Vídeo sobre arte e sustentabilidade, produzido pela artista plástica Lula Cicala. Na página do youtube.com/museupalacetedasartes.
Dia 18/05 – Projeto Saúde nos Museus, vídeo do grupo de teatro “Os Insênicos”, composta por atores usuários do serviço de saúde mental Caps. Na página do youtube.com/museupalacetedasartes.
Dia 19/05, às 14h – Live “Conectando gerações” com Poliana Bicalho, coordenadora artístico pedagógica do Festival de Arte para Infância e Juventude – PETIZ e Renata Berenstein, mestre em Artes Cênicas (Ufba) e diretora artística do grupo teatral Os Insênicos. No Instagram @palacetedasartes.
Dia 20/05, às 17h – Vídeo com Raimundo Chagas sobre conexão entre cinema e museus e a experiência do projeto “Cinema no Palacete”, coordenado por ele. Na página do youtube.com/museupalacetedasartes.
Dia 22, às 14h – A pesquisadora Mariana Caribé falará sobre “Museus conectados com infância: o Palacete das Artes como um quintal urbano para as crianças de Salvador”. No Instagram @palacetedasartes.
Dia 23/05, das 8h30 às 9h30 – Projeto Amanhecer com Yoga especial, coordenado pela professora Carla Dantas. No Instagram @palacetedasartes.
Programação MAB:
Divulgação no Instagram MAB.
17/05 – Apresentação em vídeo, com mediação em cordel da abertura da exposição “Revisitando Modos de Ver e de Entender a Arte”. A mostra procura desenvolver a percepção estabelecendo as diferenças entre o olhar e o ver, e os conceitos de técnica, estilo e conteúdo.
18/05 às 16h - Palestra virtual com a museóloga Heloísa Helena: Museus fazem bem à saúde.
20/05 às 17h – Live com Simone Trindade, com o tema: Museus reinventados e conectados.