Brasil

Ipea abre inscrições para concurso nesta terça-feira (5)

Com certame, instituto busca aumentar a diversidade no órgão

Por Da Redação, Agência Brasil
Ás

Ipea abre inscrições para concurso nesta terça-feira (5)

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)  abre inscrições para concurso público nesta terça-feira (5). O processo selecionará 80 novos servidores federais para atuar no órgão ligado ao Ministério do Planejamento e Orçamento, com remuneração inicial de R$ 20.924,80. As inscrições vão até dia 10 de janeiro.

Luciana Mendes dos Santos, presidente do IPEA, em coletiva na última segunda-feira (4), destacou que este é o primeiro concurso que obedece à Lei de Cotas (nº 12.711/2012), porque o último certame foi realizado em 2008, antes, portanto, da legislação que trata do tema. “É uma preocupação muito grande, inclusive em avaliações e análises de publicações feitas pelo Ipea, que as cotas sejam efetivas. Temos várias barreiras que foram percebidas na realização de concursos anteriores, e todo o processo de discussão do concurso do Ipea levou em consideração a retirada dessas barreiras ou minimização delas.”

O concurso terá 20% de vagas dentro da lei de cotas. Além disso, o edital mostra um aumento do percentual de vagas destinadas a pessoas com deficiência, que subiu de 5% para 10%. Segundo Luciana, a destinação dessas vagas é uma forma de aumentar a diversidade dentro do órgão, formado majoritariamente por servidores brancos (76%) e do gênero masculino (80%).

Os candidatos devem ter nível superior em qualquer área do conhecimento, em instituição devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação, independentemente da especialidade escolhida.  

Ao todo, o cargo de técnico de planejamento e pesquisa está dividido em dez especialidades, em atividades finalísticas e de desenvolvimento institucional: políticas públicas e desenvolvimento, políticas públicas e sociedade, políticas públicas e avaliação, políticas públicas e sustentabilidade, desenvolvimento de sistemas, infraestrutura de tecnologia da informação, ciência de dados, comunicação social e divulgação científica, processo editorial e planejamento, gestão e logística.

Os aprovados assumirão o cargo de técnico de planejamento e pesquisa e todos realizarão atividades relacionadas à gestão governamental, que vão desde o planejamento, realização de pesquisas e avaliação de ações governamentais para subsidiar a formulação de novas políticas públicas.

Como forma de ampliar a participação no concurso, as provas foram aplicadas nas capitais das 27 unidades da federação, em único dia, pois, na edição anterior, as provas foram aplicadas em cinco capitais. De acordo com o edital do concurso, a seleção do Ipea terá as seguintes etapas: provas objetivas (múltipla escolha) de conhecimentos gerais e conhecimentos específicos e prova discursiva, ambas aplicadas em 25 de fevereiro de 2024; além da avaliação de títulos. 

O resultado final do concurso deve ser divulgado dia 27 de maio. O edital do concurso do Ipea, publicado na última quinta-feira (30), pode ser consultado no site do Diário Oficial da União.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário