Economia

Ipea prevê crescimento de 0,5% do PIB no segundo semestre

Expectativa é de crescimento de 2,2% no ano

Por Da Redação
Ás

Ipea prevê crescimento de 0,5% do PIB no segundo semestre

Foto: José Cruz/ Agência Brasil

O Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer 0,5% no segundo semestre e avançar 2,2% em 2024, segundo previsão do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) publicado na quinta-feira (4). 

Segundo o Ipea, o país deve manter indicadores positivos no mercado de trabalho, levando ao aumento da população ocupada e dos rendimentos. Com isso, o movimento estimula a demanda por bens e serviços. 

No entanto, os dados apontam recuo das exportações, um dos grandes pontos para o avanço da economia doméstica no ano passado.

Com isso, a expectativa é de que o setor de serviços siga como um dos principais impulsionadores do crescimento do Produto Interno Bruto, acumulando altas de 2,5% em 2024 e 2,4% em 2025.

O consumo de bens e serviços também deve seguir crescendo e a projeção de aumento do consumo das famílias em 2024 chegou a 2,9%.

Segundo o Ipea, esse crescimento deve ocorrer em meio à folga no orçamento das famílias, que é explicada “pela manutenção dos ganhos de renda real, pelo bom comportamento das taxas de inflação e pelas transferências de renda feitas pelo governo.”

Com relação ao setor agropecuário, a projeção indica recuo no segundo trimestre após um desempenho acima do esperado nos três primeiros meses do ano.

O setor deve registrar retração de 5,6% na comparação com o mesmo período de 2023.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário