Ipec: confiança dos brasileiros no presidente da República sobe ao maior nível desde 2012
Lula alcançou 50 pontos em uma escala de zero a 100
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Uma pesquisa do instituto Ipec, divulgada pelo jornal O Globo nesta terça-feira (18), revela que a confiança dos brasileiros no presidente da República atingiu o maior nível desde 2012. O petista Luiz Inácio Lula da Silva alcançou 50 pontos em uma escala de zero a 100.
A confiança dos brasileiros em Lula supera em 9 pontos percentuais o índice registrado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022. De acordo com o levantamento, os eleitores do Nordeste são os que demonstram maior confiança em Lula, com uma marca de 66 pontos na escala. Já entre os eleitores das classes A e B, o índice de confiança em Lula é de apenas 39 pontos, representando os níveis mais baixos.
Os evangélicos também registram uma confiança menor no petista, com 43 pontos, de acordo com o Índice de Confiança Social (ICS). Além disso, o Ipec monitorou o percentual de confiança dos brasileiros no governo Lula, que obteve uma pontuação de 52 pontos.
Esse resultado é 5 pontos percentuais superior ao registrado pela gestão Bolsonaro em 2022 e 2 pontos maior em relação à avaliação feita pelo instituto no início do governo do ex-presidente em 2019.
A pesquisa do Ipec foi realizada por meio de entrevistas presenciais com 2 mil moradores de 127 municípios, entre os dias 1º e 5 de julho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.