Iphan aprecia registro da Ciranda do Nordeste e revalidação de mais três bens imateriais
A Ciranda do Nordeste é uma manifestação cultural que une música e poesia para embalar uma dança de roda
Foto: Reprodução
O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), apreciará nesta terça-feira (31), durante uma reunião online, no YouTube, a solicitação de registro da Ciranda do Nordeste e revalidação de mais três bens imateriais. Aberta à sociedade, a sessão será transmitida a partir de 9h.
A Ciranda do Nordeste é uma manifestação cultural que une música e poesia para embalar uma dança de roda, elemento central da expressão. Possui singularidades estética, poética e musical que a diferenciam de outras modalidades de Ciranda praticadas no Brasil, como o baile popular de Paraty.
A solicitação de registro da Ciranda do Nordeste foi apresentada pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco com amplo apoio da população, demostrado através de abaixo-assinado encaminhado ao Iphan.
A instrução da solicitação incluiu pesquisa de identificação com aplicação do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), mobilização da comunidade e produção de dossiê de registro, material audiovisual e fotográfico.