IR 2024: 17 milhões de contribuintes ainda não entregaram a declaração
Contribuintes do RS tiveram o prazo estendido até agosto
Foto: Agência Brasil
O prazo para entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2024 termina no próximo dia 31 de maio. Com menos de duas semanas para o encerramento do prazo, 17 milhões de contribuintes ainda não concluíram o procedimento de declaração.
No entanto, os contribuintes de municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes têm um prazo estendido até 31 de agosto, ao contrário do prazo geral.
As vítimas das inundações também serão priorizadas no pagamento do primeiro lote de restituições do Imposto de Renda de 2024. Cerca de 900 mil declarantes gaúchos receberão suas restituições no dia 31 de maio, com valores que ultrapassam R$ 1,1 bilhão.
Essa priorização é uma das medidas do pacote de R$ 50,9 bilhões anunciado pelo Governo Federal para auxiliar famílias, trabalhadores rurais, empresas e municípios no Rio Grande do Sul. O secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, explicou que a mudança no sistema permitiu o fechamento do primeiro lote de restituições no dia 15 de maio, em vez do dia 10, possibilitando a medida de priorização.