Irã interrompe repressão do WhatsApp e do Google Play, segundo mídia estatal
País tem alguns dos domínios mais severos de acesso à Internet do planeta
Foto: Erika Azevedo/Farol da Bahia
As autoridades do Irã interromperão a repressão contra o WhatsApp e do Google Play, como um primeiro ato para diminuir as proibições à internet, comunicou a mídia estatal iraniana na última terça-feira (24).
A República Islâmica detém alguns dos domínios mais severos de acesso à Internet do planeta, porém suas restrições de redes sociais baseadas nos EUA, como Facebook, Twitter e YouTube, são costumeiramente burlados por iranianos experientes em tecnologia que utilizam redes privadas.
“Uma maioria positiva de votos foi alcançada para suspender as limitações de acesso a algumas plataformas estrangeiras populares, como WhatsApp e Google Play”, narrou a agência de notícias oficial do Irã, IRNA, mencionando uma reunião sobre o tema presidida pelo presidente Masoud Pezeshkian.
“Hoje, o primeiro passo para remover as limitações da internet… foi dado”, salientou a IRNA mencionando o Ministro de Tecnologia da Informação e Comunicações do Irã, Sattar Hashemi.
As plataformas de rede social foram vastamente usadas em protestos antigovernamentais no Irã.
Em setembro, os Estados Unidos solicitaram ajuda às Big Techs para burlar a censura online em países que controlam fortemente a internet, inclusive o Irã.