Mundo

Irã violou direitos e cometeu crime contra a humanidade, diz ONU

ONU afirma que Irã cometou crimes contra diretos humanos em repressão a protestos

Por Da Redação
Ás

Irã violou direitos e cometeu crime contra a humanidade, diz ONU

Foto: Reprodução

Em relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), na sexta-feira (8), o governo do Irã violou direitos humanos e cometeu crimes contra a humanidade no decorrer dos protestos pela morte da jovem Jina Mahsa Amini, de 22 anos.  

Durante as ações que violaram os direitos humanos, Execuções e assassinatos extrajudiciais e ilegais; Uso desnecessário e desproporcional da força; Privação arbitrária de liberdade; Tortura; Estupro; Desaparecimentos forçados; e Perseguição de gênero.

O Conselho de Direitos Humanos da ONU ressaltou que a maioria das manifestações pela morte de Amini eram pacíficas, mas que a “discriminação institucional generalizada contra mulheres e garotas levaram a graves violações dos direitos humanos”.

A jovem Mahsa Amini morreu enquanto estava sob custódia da polícia da Moralidade Iraniana. Ela foi detida por conta do uso inadequado do véu islâmico, obrigatório no país.

O protesto foi marcado por sua ferocidade e por ter tantos apoiadores na manifestação; os últimos protestos desse tamanho foram há três anos, depois que o governo aumentou os preços do gás em 2019.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.