IRPF 2024: declaração pré-preenchida pode ser feita em meia hora
Período de entrega começa no dia 15 de março e vai até 31 de maio
Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr
A Receita Federal informou que um em cada quatro contribuintes levou apenas meia hora para concluir a declaração do Imposto de Renda no ano passado, enquanto um terço gastou uma hora. Esse desempenho foi alcançado graças à declaração pré-preenchida, que já inicia com diversas informações úteis, eliminando a necessidade de digitalização.
A adesão à ferramenta triplicou, passando de 7% em 2022 para 24% em 2023. Com isso, a expectativa é que as declarações pré-preenchidas atinjam 75% dos contribuintes no Imposto de Renda 2024. O período de entrega começa no dia 15 de março e vai até 31 de maio.
A modalidade de entrega também reduziu os riscos de erros e de cair na malha fina. O preenchimento e a entrega podem ser feitos por meio do Programa Gerador da Declaração relativo ao exercício de 2024, que estará disponível a partir do dia 15 de março para download no site da Receita Federal, ou por meio do Meu Imposto de Renda, que pode ser acessado pelo site da Receita, pelo Portal e-CAC ou pelo aplicativo para tablets e celulares.