• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Israel aprova plano para expandir assentamentos nas Colinas de Golã, território sírio
Mundo

Israel aprova plano para expandir assentamentos nas Colinas de Golã, território sírio

Governo afirma que agiu 'à luz da guerra e da nova frente que a Síria enfrenta'

Por Da Redação
Ás

Israel aprova plano para expandir assentamentos nas Colinas de Golã, território sírio

Foto: Reprodução/BBC News

O governo de Israel aprovou, neste domingo (15), um plano para expandir os assentamentos do país nas Colinas de Golã. A região é reconhecida internacionalmente como território da Síria, mas é ocupada por Israel desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967.

Israel disse que agiu "à luz da guerra e da nova frente que a Síria enfrenta" e do desejo de duplicar a população israelense no Golã, segundo a agência Reuters.

“Fortalecer o Golã é fortalecer o Estado de Israel e é especialmente importante neste momento. Continuaremos a mantê-lo, a fazer com que floresça e a estabelecer-se nele”, declarou o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

O país tomou uma parte da zona desmilitarizada patrulhada pela Organização das Nações Unidas (ONU), após a queda de Bashar al-Assad, no último domingo (8). Em 1981, Israel anexou parte do território, uma ação não reconhecida pela comunidade internacional, com exceção de Israel e Estados Unidos.

O porta-voz do secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou nesta semana que a mobilização de tropas israelenses na zona de contenção nas Colinas de Golã "constitui uma violação" do acordo de 1974 entre Israel e Síria.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.