Mundo

Israel começa retirada parcial de tropas de Gaza

Diminuição da tensão no norte da região são um dos motivos

Por Da Redação
Ás

Israel começa retirada parcial de tropas de Gaza

Foto: DW/Deutsche Welle

O exército de Israel iniciou na segunda-feira (1º), a retirada de parte das tropas e tanques que estavam na Faixa de Gaza, como parte do plano do governo israelense de mudar de tática e reduzir o contingente militar no território palestino.

De acordo com o governo, a estratégia para o conflito em 2024 envolve a redução das tropas no território palestino. Este é o recuo mais significativo anunciado publicamente desde o início da guerra.

Conforme o comunicado do governo, pelo menos duas brigadas que estão no território do conflito serão enviadas para casa. Outras três brigadas deixarão o local para treinamento, sendo que cada grupo possui cerca de 4 mil soldados.

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, afirmou ainda que, além da retirada, os moradores de algumas comunidades ao sul de Gaza terão permissão para retornar às suas casas.

"Em breve, poderemos devolver as comunidades deslocadas às suas casas, em áreas num raio de quatro a sete quilómetros a norte da Faixa de Gaza. O primeiro grupo de sete comunidades já foi decidido e receberam a mensagem", informou Yoav Gallant.

Apesar disso, premiê de Israel, Benjamin Netanyahu já afirmou que o conflito vai seguir este ano "por todas as frentes" até que haja uma vitória israelense. Ou seja, não há um prazo para acabar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário