Mundo

Israel vai a eleições pela quinta vez em três anos e meio

Parlamento será dissolvido após a deserção de dois membros da coalizão governista

Por Da Redação
Ás

O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, anunciou nessa segunda-feira (20), em mensagem, que a coalizão governista vai dissolver o Parlamento na próxima semana, derrubando o governo atual e levando o país à quinta eleição em três anos.  

A decisão pode ser benéfica para Benjamin Netanyahu, o ex-primeiro-ministro que deixou o cargo em junho passado com a formação do atual governo. Com um novo pleito, o ex-premiê pode voltar à disputa.

Há semanas, o governo está paralisado devido à deserção de dois legisladores do governo de direita, assim como frequentes rebeliões de outros três legisladores. Prevista para o outono, a próxima eleição será a quinta de Israel desde abril de 2019. Ela ocorre em um momento tenso para o país, depois de um aumento nos conflitos de palestinos contra israelenses.

Os termos do atual acordo de coalizão determinam que, no caso de deserções da direita levarem a eleições antecipadas, Yair Lapid, o ministro das Relações Exteriores, assumiria o cargo de primeiro-ministro interino, enquanto o primeiro-ministro Naftali Bennett deixaria o cargo.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário