• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Itália emite mandado para que funcionários apresentem 'passe da vacina' em locais de trabalho
Mundo

Itália emite mandado para que funcionários apresentem 'passe da vacina' em locais de trabalho

Trabalhadores precisam apresentar QR Code comprovando esquema vacinal completo

Por Da Redação
Ás

Itália emite mandado para que funcionários apresentem 'passe da vacina' em locais de trabalho

Foto: GruppoVerita/Fotos Públicas

A Itália emitiu um mandado, nesta sexta-feira (15), para que todos os funcionários - do setor público e privado - apresentem um 'passe da vacina' no local de trabalho. Por meio de um QR Code emitido pelo governo, os trabalhadores devem ter um "passe verde" para provar que estão com o esquema vacinal completo contra Covid-19, ou em recuperação recente de uma infecção, com algum teste negativo nas últimas 48 horas.

Caso os funcionários não apresentem o passe, eles ficarão sujeitos à uma multa de 1.500 euros, além de uma suspensão do trabalho sem direito a remuneração. A decisão causou indignação e trabalhadores organizaram manifestações contra a medida, ameaçando, inclusive, bloquear as operações. 

No Porto de Trieste, cerca de 6 mil manifestantes estiveram presentes. De acordo com o governador regional, Massimilano Frediga, o local está funcionando

"Obviamente haverão algumas dificuldades e menos pessoas no trabalho, mas está funcionando”, disse ao canal Sky TG24.

A Itália tem hoje mais de 85% da população acima de 12 anos vacinadas com ao menos uma dose. No entanto, outras 3 milhões de pessoas não completaram o esquema vacinal e correm o risco de serem suspensas do trabalho. 

Após o anúncio da medida, 560 mil novos passes de saúde foram baixados na quarta-feira (13) e outros 860 mil nesta quinta-feira (14). A ação visa incentivar a vacinação. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário