Itália emite mandado para que funcionários apresentem 'passe da vacina' em locais de trabalho
Trabalhadores precisam apresentar QR Code comprovando esquema vacinal completo
Foto: GruppoVerita/Fotos Públicas
A Itália emitiu um mandado, nesta sexta-feira (15), para que todos os funcionários - do setor público e privado - apresentem um 'passe da vacina' no local de trabalho. Por meio de um QR Code emitido pelo governo, os trabalhadores devem ter um "passe verde" para provar que estão com o esquema vacinal completo contra Covid-19, ou em recuperação recente de uma infecção, com algum teste negativo nas últimas 48 horas.
Caso os funcionários não apresentem o passe, eles ficarão sujeitos à uma multa de 1.500 euros, além de uma suspensão do trabalho sem direito a remuneração. A decisão causou indignação e trabalhadores organizaram manifestações contra a medida, ameaçando, inclusive, bloquear as operações.
No Porto de Trieste, cerca de 6 mil manifestantes estiveram presentes. De acordo com o governador regional, Massimilano Frediga, o local está funcionando
"Obviamente haverão algumas dificuldades e menos pessoas no trabalho, mas está funcionando”, disse ao canal Sky TG24.
A Itália tem hoje mais de 85% da população acima de 12 anos vacinadas com ao menos uma dose. No entanto, outras 3 milhões de pessoas não completaram o esquema vacinal e correm o risco de serem suspensas do trabalho.
Após o anúncio da medida, 560 mil novos passes de saúde foram baixados na quarta-feira (13) e outros 860 mil nesta quinta-feira (14). A ação visa incentivar a vacinação.