Itália tem taxa de mortalidade por coronavírus 8 vezes maior que Coreia do Sul
No país europeu, já morreram 6,21%, enquanto no asiático, a porcentagem foi de 0,7%
Foto: Reprodução/ BBC News
O departamento de saúde da Itália e a Coreia do Sul apresentaram dados sobre as taxas de mortalidade por coronavírus. A letalidade da doença na Itália é oito vezes maior a da Coreia do Sul. No país europeu, já morreram 6,21% das pessoas confirmadas com a Covid-19, e no asiático, a porcentagem de mortes foi de 0,7%.
Um dos fatores que explica a discrepância de mortes é que na Itália, a população é mais envelhecida que na Coreia. As estruturas dos sistemas de identificação de novos casos e assistência aos doentes ajudam a explicar essa diferença.
A Coreia teve os primeiros registros confirmados pouco depois da epidemia ter inciado na China. O primeiro relato foi confirmado em 20 de janeiro. Assim como acontece na China, os novos casos têm diminuído, e a epidemia se estabilizar. Até a manhã desta terça-feira (11), eram 7.513 casos confirmados e 54 mortes.
Já na Itália, o surto teve início no período do carnaval e o número de casos subiu rapidamente, e continua em alta. Até esta terça eram 10.149 casos com 631 mortes.
Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre chineses infectados acima de 80 anos, a mortalidade pela doença chegou a 21,9%. Na Itália, 22% da população tem mais de 65 anos – o país tem a população mais velha da União Europeia. Na Coreia, a faixa etária responde por 14%.