Itamaraty confirma importação de doses da vacina de Oxford produzidas na Índia
Imunizantes devem chegar ao Brasil ainda em janeiro
Foto: Reprodução/Olhar Digital
O Ministério das Relações Exteriores afirmou nesta terça-feira (5) que está "confirmada" a importação de 2 milhões de doses da vacina produzida pela farmacêutica britânica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, na Índia. Segundo a pasta, a entrega do imunizante deve ocorrer ainda no mês de janeiro. "Está confirmada a importação de 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford produzidas na Índia, com data provável de entrega a partir de meados do corrente mês de janeiro", disse, em nota.
No domingo (3), horas após o Brasil anunciar um acordo com a instituição para a compra de 2 milhões de doses prontas do imunizante, o CEO do Instituto Serum da Índia, Adar Poonawalla disse que a exportação seria vetada até que toda a população indiana vulnerável ao coronavírus fosse vacinada. Nesta terça, no entanto, ele negou que haja restrições à exportação do imunizante. Na ocasião, o Itamaraty afirmou, em nota, que as autoridades sanitárias do Brasil e da Índia estão em contato para viabilizar a importação da vacina.
As doses não fazem parte do contrato assinado no ano passado entre a AstraZeneca e o governo federal, que permanece sem alterações. O documento prevê a compra de 100,4 milhões de doses de insumo farmacêutico ativo da vacina, além de uma licença à Fiocruz para a produção, distribuição e comercialização do imunizante. A expectativa é que sejam entregues 15 milhões de doses em janeiro, 15 milhões em fevereiro e o restante até julho de 2021.