• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Itamaraty diz que 22 países oficializaram pedido para entrar no Brics
Mundo

Itamaraty diz que 22 países oficializaram pedido para entrar no Brics

Membros devem discutir novas adesões na 15ª Cúpula do bloco

Por Da Redação
Ás

Itamaraty diz que 22 países oficializaram pedido para entrar no Brics

Foto: Reprodução/Pixabay

O Ministério das Relações Exteriores informou que 22 países já manifestaram formalmente interesse em integrar o Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A informação foi apresentada por Eduardo Paes Saboia, secretário de Ásia e Pacífico do Itamaraty, na última quarta-feira (16).

Apesar da solicitação formal, há ainda um processo a ser percorrido para a aprovação. Após o pedido de adesão, um dos membros do Brics deve convidar o país interessado, e a entrada deve ser aprovada pelos demais membros. Somente após essa aprovação é que um novo país pode se tornar membro efetivo.

Entre os países mais recentes a demonstrar interesse estão Bangladesh, por influência da Índia. Nações como Egito, Etiópia e países do norte da África, como Marrocos, buscam ingressar por meio de sua conexão com a Rússia, com a qual possuem relações econômicas sólidas. Belarus e Cazaquistão também apresentaram solicitações.

Em Joanesburgo, na África do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará, entre os dias 22 e 24 de agosto, da 15ª Cúpula do Brics. A expectativa é de que os membros discutam as novas adesões ao bloco. 

Próximos a China, países do sudeste asiático estão na fila. Tailândia e Vietnã solicitaram a entrada diretamente no bloco. Outros países com inclinações antiamericanas e críticos à ordem global, como Cuba, Argentina, Honduras, Venezuela e Irã, também estão entre os interessados. A Argélia busca uma aproximação para se juntar aos Brics.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário