Itamaraty diz que 22 países oficializaram pedido para entrar no Brics
Membros devem discutir novas adesões na 15ª Cúpula do bloco
Foto: Reprodução/Pixabay
O Ministério das Relações Exteriores informou que 22 países já manifestaram formalmente interesse em integrar o Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A informação foi apresentada por Eduardo Paes Saboia, secretário de Ásia e Pacífico do Itamaraty, na última quarta-feira (16).
Apesar da solicitação formal, há ainda um processo a ser percorrido para a aprovação. Após o pedido de adesão, um dos membros do Brics deve convidar o país interessado, e a entrada deve ser aprovada pelos demais membros. Somente após essa aprovação é que um novo país pode se tornar membro efetivo.
Entre os países mais recentes a demonstrar interesse estão Bangladesh, por influência da Índia. Nações como Egito, Etiópia e países do norte da África, como Marrocos, buscam ingressar por meio de sua conexão com a Rússia, com a qual possuem relações econômicas sólidas. Belarus e Cazaquistão também apresentaram solicitações.
Em Joanesburgo, na África do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará, entre os dias 22 e 24 de agosto, da 15ª Cúpula do Brics. A expectativa é de que os membros discutam as novas adesões ao bloco.
Próximos a China, países do sudeste asiático estão na fila. Tailândia e Vietnã solicitaram a entrada diretamente no bloco. Outros países com inclinações antiamericanas e críticos à ordem global, como Cuba, Argentina, Honduras, Venezuela e Irã, também estão entre os interessados. A Argélia busca uma aproximação para se juntar aos Brics.