Mundo

Itamaraty elogia plano de Trump para o Oriente Médio

Governo brasileiro publicou nota em que manifesta apoio ao plano de paz para o Oriente Médio

Por Da Redação
Ás

Itamaraty elogia plano de Trump para o Oriente Médio

Foto: MENAHEM KAHANA / AFP

O governo brasileiro publicou uma nota nesta quarta-feira (29), em que manifesta apoio ao plano de paz para o Oriente Médio que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou ao lado do premier de Israel, Benjamin Netanyahu, nesta terça-feira (28). De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o plano, que recebeu críticas por ser fortemente pró-Israel, “configura uma visão promissora” de "paz e prosperidade", “após mais de sete décadas de esforços infrutíferos”.

A nota não se refere às resoluções internacionais sobre o tema, posição que o Estado brasileiro sempre sustentou até a chegada de Jair Bolsonaro ao poder. De acordo com Itamaraty, “a visão ali detalhada contempla aspirações tanto de palestinos quanto de israelenses" e “visa a convivência pacífica e viável, tanto do ponto de vista de segurança quanto territorial e econômico, do Estado de Israel e de um Estado palestino.

O acordo, favorável aos pleitos israelenses, reduz substancialmente o território de um futuro Estado palestino em relação à Linha Verde, a fronteira anterior à Guerra dos Seis Dias, em 1967, quando Israel ocupou a Cisjordânia e a Faixa de Gaza. 

Mesmo com o viés pró-Israel da proposta, que foi rejeitada pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, o Itamaraty diz que o plano "se afigura compatível com os princípios constitucionais que regem a atuação externa do Brasil, notadamente a defesa da paz, o repúdio ao terrorismo e a autodeterminação dos povos. Desse modo, o Brasil estará pronto a contribuir com o processo de construção da paz, das maneiras que se afigurarem mais adequadas".
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário