Michel Telles

Itaparica celebra Novembro Negro com eventos pela igualdade racial !

Debate, festival de culinária afro e caminhada marcam a passagem pelo mês dedicado a celebrar a cultura afro-brasileira e os avanços na luta do povo negro

Por Michel Telles
Ás

Itaparica celebra Novembro Negro com eventos pela igualdade racial !

Foto: Divulgação Assessoria

Itaparica preparou um calendário especial de eventos para marcar a passagem da cidade pelo Novembro Preto. Entre os dias 18 e 29, moradores e visitantes poderão participar do I Encontro dos Povos de Terreiro de Itaparica, da Caravana Lólá Odara e do Festival do Acarajé e a V Caminhada Contra a Intolerância Religiosa. A programação é uma realização da Prefeitura Municipal de Itaparica, através das secretarias de Saúde, Promoção Social, Turismo e Cultura. 

O Mês Negro da Prefeitura de Itaparica estreia como resultado da união de setores organizados com a promoção de diferentes eventos numa mesma agenda comemorativa. Em comum entre as atividades, está o intuito de fortalecer a luta por igualdade racial e contra a discriminação social, estimulando a ocupação de espaços da sociedade pelo povo negro, tendo como exemplo heróis da luta racial, como Maria Felipa, Maria Quitéria, Zumbi, Dandara e muitas outras figuras importantes para a construção da sociedade atual. 

A programação tem início neste sábado (18) com o I Encontro dos Povos de Terreiros de Itaparica, que acontece no Mirante do Solar - Casa de Cultura de Ética.  O evento reunirá cerca de 50 líderes de templos religiosos de matriz africana com o objetivo de debater ações para fortalecer a liberdade de expressão dos envolvidos nas ações afirmativas voltadas ao combate ao racismo e a intolerância religiosa. 

Caravana de serviços - Entre os dias 21 (terça-feira) e 23 (quinta-feira), os itaparicanos contam com a Caravana LóLá Odara, que vai oferecer uma gama de serviços e ações culturais, sociais e atendimentos em saúde, como a realização de palestras, oficinas de tranças, cadastros e regularização no programa Bolsa Família, emissão de carteira de identidade e atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A população também vai poder realizar consultas com médico clínico e ter atendimento de fisioterapia, nutrição e odontologia, além de realizar atualizar caderneta vacinal e realizar exames de eletrocardiograma, teste de rápido de Sífilis, hepatites B e C e orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis.  

Culinária afro - Em homenagem ao Dia da Baiana do Acarajé, celebrado no dia 25 de novembro (sábado), a culinária afro ganhará destaque nesta data com a realização do I Festival do Acarajé de Itaparica. O objetivo é promover a cultura baiana através da culinária, reunindo os mais diversos amantes do quitute, que é fonte de renda de muitas mulheres da terra. Durante o evento, será realizada uma aula show para repassar técnicas e segredos para a preparação do acarajé, com a participação do público, que será convidado a preparar algumas etapas do quitute. O festival ainda prevê atividades culturais, como apresentações de grupo de roda de samba e capoeira.  

Caminhada contra o racismo - As comemorações pelo Novembro Negro encerram no dia 29 (quarta-feira), quando as ruas da cidade serão tomadas pela V Caminhada Contra a Intolerância Religiosa, evento de luta e resistência contra todo e qualquer tipo de racismo, que tem o objetivo de reafirmar a luta do povo de terreiros pela democracia, pela liberdade, pela diversidade e pelo estado laico. 

A expectativa é de que a caminhada reúna cerca de 300 pessoas, entre representantes de templos religiosos de matriz africana e membros da comunidade que apoiam a luta contra o racismo e a intolerância religiosa. A concentração será na Praça das Amoreiras, a partir das 14h, com saída prevista às 15h. Os participantes percorrerão as principais ruas de Itaparica em direção ao Mercado Municipal, onde ocorrerá um ritual do xirê

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário