Itaparica reabre Memorial da Independência, no Forte São Lourenço!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Itaparica reabre Memorial da Independência,  no Forte São Lourenço!

Foto: Divulgação

Monumento emblemático na luta pela expulsão das tropas portuguesas do Brasil, o Forte São Lourenço, em Itaparica, voltará a abrir as portas do Memorial da Independência para visitação pública.  A prefeitura de Itaparica e a Marinha do Brasil realizarão uma sessão solene para assinatura de um termo de cessão de uso da fortificação para reabertura do museu, nesta terça-feira (10), às 10h.  

A reabertura do Memorial da Independência marca um momento significativo na história de Itaparica e um novo capítulo na preservação e promoção da história da independência do Brasil na Bahia. O monumento histórico será aberto para visitação pública no dia 25 de outubro. Os visitantes poderão explorar a rica história da independência do Brasil e sua conexão com Itaparica.  

O acervo do município de Itaparica ficará exposto no Memorial da Independência, incluindo a histórica carruagem que leva o caboclo de Itaparica, um tesouro cultural que conecta os moradores e visitantes à rica herança histórica da região. 

“A reabertura do Museu da Independência no Forte São Lourenço é um marco na história de Itaparica. Será uma oportunidade única para celebrar nossa história e promover o turismo cultural na região”, afirma a secretária de Turismo e Cultura de Itaparica, Larissa Oliveira.  

Forte 

Segundo relatos históricos, antes da construção do Forte São Lourenço, havia uma fortificação erguida pelos holandeses, na Ponta da Baleia, em 1631. A edificação foi destruída quando os invasores se retiraram para Recife em 1648, expulsos pelos portugueses.  

Com a necessidade de continuar protegendo a ilha de outros invasores, um novo forte foi construído. A atual fortificação, erguida em alvenaria de pedra e cal sobre os vestígios do antigo forte, foi erguida em 1711, sob o Governo Geral de D. Lourenço de Almada. 

O Forte São Lourenço foi palco da resistência do exército português durante a guerra de Independência do Brasil. A edificação foi conquistada em janeiro de 1823 pelas forças independentes do Capitão Antônio de Souza Lima com canhões trazidos da Fortaleza do Morro de São Paulo. Por esse feito, o forte foi presenteado pelo General Pedro Labatut com uma bandeira do Brasil que foi hasteada como símbolo de um Brasil independente. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário