IV Feira Literária Internacional de canudos acontece do dia 13 ao dia 16 de setembro
Tema desta edição será Literatura e Resiliência
Foto: Divulgação
A quarta edição da Feira Literária Internacional de Canudos (Flican) será realizada do dia 13 ao dia 16 de setembro, com tema Literatura e Resistência, oferecendo ao público um repertório histórico e literário dos sertões. O principal destaque da feira será os 130 anos da fundação do povoado de Belo Monte, por Antônio Conselheiro e o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia.
A feira é realizada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e vai sediar atividades em sítios icônicos da história e da cultura do país, como o Parque Estadual de Canudos, o Memorial Antônio Conselheiro, o Museu João de Régis, o Museu Manoel Travessa, o Mirante do Conselheiro e o Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC), com participação especial das escolas municipais.
Também terá programação para o público infantil na Flicanzinha, um espaço onde vai acontecer uma série de oficinas de leituras com crianças através do Projeto de Leitura da Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Nesta edição da Flican, a homenageada será a escritora e professora da Universidade de São Paulo (USP) Walnice Galvão, expoente da literatura brasileira e eminente intelectual que, ao longo dos anos, vem contribuindo para preservação da memória e da história do massacre de Canudos, um dos episódios mais sangrentos da história do Brasil ocorrido no sertão baiano no final do século XIX.