Ivete Sangalo e Claudia Leitte deixam de se seguir após polêmica sobre intolerância religiosa
Nenhuma das duas se pronunciou sobre o assunto
Foto: Reprodução/Redes sociais
Consideradas estrelas do Axé Music, Ivete Sangalo e Claudia Leitte deixaram de se seguir nas redes sociais após Ivete apoiar uma crítica indireta à Claudia sobre a cantora ter alterado a letra de uma música para evitar a saudação a Iemanjá.
Depois de viralizar trocando o nome da orixá por Yeshua [nome de Jesus em hebraico] na música "Caranguejo", o então secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, publicou um texto com críticas à artista.
Na letra da música, Claudia Leite canta "Maré tá cheia, espera esvaziar/Joga flores no mar/Saudando meu rei Yeshua [nome de Jesus em hebraico]" ao invés de "Saudando a rainha Iemanjá", conforme a música original.
"Axé é uma palavra de origem yorubá, que tem um significado e um valor insubstituível na cultura e nos cultos de matriz africana. Deste mesmo lugar e com essa mesma importância, vêm também os toques de percussão que sustentam, dão identidade e ritmo à chamada axé music", dizia a postagem de Tourinho.
Em reação, Ivete curtiu e postou palmas ao texto do secretário, deixando claro seu posicionamento sobre o tema. Nenhuma das duas se pronunciou sobre o assunto.
Por causa do possível ato de racismo religioso, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) abriu um inquérito para investigar o caso. Claudia Leitte tem 15 dias para se manifestar sobre a alteração da letra da música. A audiência pública foi marcada para o dia 27 de janeiro, às 14h, no auditório da sede do órgão, no bairro de Nazaré, em Salvador.