Michel Telles

“J. Velloso e Recôncavo Experimental” une contemporaneidade e tradição popular!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

“J. Velloso e Recôncavo Experimental” une contemporaneidade e tradição popular!

Foto: Mirela Medeiros

A fusão entre contemporaneidade e cultura popular em uma mistura de cores e sons típicos do recôncavo baiano é o que dá o tom ao projeto “J. Velloso e Recôncavo Experimental”, novo álbum que chega hoje em todas as plataformas de música. Com participações de Gerônimo SantanaJussara Silveira, e Illy, o projeto mergulha o ouvinte nas raízes culturais e expressões dinâmicas da região, explorando diferentes gêneros como reggae, samba-chula, pagode e rock. Aborda, ainda, temas como escravidão, religião, tradições locais e manifestações culturais como a Capoeira, Maculelê, Nego Fugido, e a Chegança de Saubara.

A união entre o cantor e compositor J. Velloso e Gustavo Caribé, idealizador do coletivo Recôncavo Experimental, se deu durante o período da pandemia quando os artistas se juntaram à produtora e diretora artística Mirella Medeiros para dar vida a um projeto cativante e surpreendente que vai muito além de um álbum, atuando como elemento fundamental na difusão e preservação da cultura de uma região que sempre desempenhou um papel fundamental na formação da identidade brasileira.

“‘J. Velloso e Recôncavo Experimental’ é uma experiência que transcende fronteiras, reinventa tradições e fortalece a identidade cultural de uma região rica em história e cultura. O projeto é uma celebração vibrante da cultura popular e contemporânea, mergulhando nas raízes culturais do Recôncavo da Bahia e destacando sua influência nas expressões musicais atuais.”

Composto por 13 faixas, “J. Velloso e Recôncavo Experimental” também celebra a cultura local por meio da participação de artistas locais, representados por Zolinha de Santo Amaro, sambista e zelador da Casa do Samba, em Santo Amaro; Monilson Mony, doutor em Artes Cênicas e representante do Nego Fugido; além do Cantador de Moçambique, jovem capoeirista que viralizou nas redes cantando há alguns anos.

“A capa do disco apresenta a manifestação cultural ‘Caretas de Acupe’ numa foto feita pelo fotografo Peterson Azevedo sob uma arte que, assim como toda a identidade visual do projeto, foi desenvolvida por Mirella Medeiros, Bacharela em Cultura, Artes e Tecnologias Aplicadas pela Universidade Federal do Recôncavo. A estética, que mescla elementos da cultura underground com borrões de tinta em cores vibrantes sob fotos em preto e branco, simboliza a fusão entre o tradicional e o contemporâneo.”

No dia 25 de maio, às 19h, vai acontecer o show de lançamento do álbum, no Coreto do Santo Antônio Além do Carmo, com participações de manifestações culturais.

O projeto “J. Velloso e Recôncavo Experimental” foi contemplado pelo edital Gregórios - Ano III, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Ouça aqui: https://orcd.co/jverexp 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário