• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • 'Jabutis tributários': julgamento do STJ pode elevar arrecadação federal, diz Haddad
Economia

'Jabutis tributários': julgamento do STJ pode elevar arrecadação federal, diz Haddad

Ministro afirma que medida pode render metade do orçamento do Bolsa Família

Por Da Redação
Ás

'Jabutis tributários': julgamento do STJ pode elevar arrecadação federal, diz Haddad

Foto: Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participou nesta segunda-feira (24) de uma reunião com o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves, para tratar de um julgamento com potencial para elevar a arrecadação federal. A informação é da CNN. 

No âmbito dos chamados “jabutis tributários”, segundo o ministro, a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deve julgar na próxima quarta-feira (26) se os incentivos fiscais do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS) devem integrar a base de cálculo do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Segundo Haddad, a medida está “corroendo a base fiscal brasileira” e causando “insegurança jurídica”. “A primeira providência que pedem é não contratar médicos e reajustar salário mínimo enquanto uns poucos se beneficiam de emendas aprovadas sabe Deus como, sem critério, sem estudo técnico e que perduram indefinidamente”, disse o ministro após a reunião.

“São centenas de milhões de reais de prejuízo ao erário. O orçamento inteiro do MEC [Ministério da Educação] não chega ao valor em julgamento. É metade do orçamento do Bolsa Família”, completou. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.