Jair Ventura alcançará 400 jogos na carreira em duelo do Vitória pelo Baiano

Técnico rubro-negro atinge marca histórica contra o Bahia de Feira nesta quarta-feira (18)

Por Samara Figueiredo
Às

Atualizado
Jair Ventura alcançará 400 jogos na carreira em duelo do Vitória pelo Baiano

Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

O confronto entre Vitória e Bahia de Feira, nesta quarta-feira (18), às 19h15, pela oitava rodada do Campeonato Baiano, será especial para Jair Ventura. Aos 46 anos, o treinador rubro-negro chega à marca de 400 jogos na carreira.

Jair assumiu o Vitória no fim de 2025 com a missão de evitar o rebaixamento no Campeonato Brasileiro Série A e fez jus ao histórico que o acompanha desde 2020: o de especialista em missões difíceis. Cumpriu a meta, garantiu a permanência na elite e renovou contrato. Agora, inicia uma nova etapa, com a chance de mostrar que pode ir além do rótulo de “bombeiro”.

A marca é celebrada pelo próprio treinador, que relembrou a trajetória em publicação nas redes sociais. Jair destacou que fez o primeiro jogo como técnico profissional em 2010, foi efetivado em 2016 e eleito treinador revelação do Brasileirão naquele ano. Também ressaltou as duas participações na Libertadores (somando 20 partidas)e o acesso conquistado em 2023, além de agradecer às pessoas que fizeram parte do caminho. “Não se consegue nada sozinho no futebol. E vamos por mais. Gratidão”,

 

Formado em Educação Física, Jair começou a carreira no Botafogo, onde foi auxiliar permanente antes de assumir o comando. Em 2016, tirou o time da zona de rebaixamento e o levou à Libertadores. No ano seguinte, viveu a temporada mais intensa, com 72 jogos e quartas de final da competição continental.

Desde então, construiu a reputação de técnico capaz de reverter cenários adversos. Evitou quedas com Sport Club do Recife, Juventude e Goiás, além do próprio Vitória em 2025. Também conquistou um acesso à Série A com o Atlético Goianiense e levantou o Campeonato Goiano, seu único título como treinador.

No Vitória, soma nove vitórias, dois empates e oito derrotas, com 50,8% de aproveitamento. Depois de uma reta final dramática no ano passado, o clube busca uma temporada mais estável em 2026. E, no jogo que marca seus 400 capítulos à beira do campo, Jair Ventura tenta escrever mais um agora, com menos sofrimento e mais protagonismo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário