James Webb encontra uma das maiores e mais antigas galáxias do Universo
Telescópio gigante permitiu que a galáxia pudesse ser vista como era 510 milhões de anos depois do Big Bang

Foto: NASA/Boyett et al
Cientistas encontraram aquela que, agora, é uma das mais massivas e antigas galáxias do universo. Com o auxílio do telescópio James Webb, a galáxia Gz9p3 foi vista com mais detalhes pela primeira vez, representando um grande feito para a ciência.
De acordo com os dados divulgados, a Gz9p3 tem dez vezes mais massa do que a galáxia mais massiva anteriormente encontrada no período considerado como a “infância” do Universo.
O telescópio gigante permitiu que a galáxia pudesse ser vista como era 510 milhões de anos depois do Big Bang, explosão que teria originado o Universo. Como a luz emitida pelas estrelas leva um tempo para chegar à Terra, as imagens observadas hoje, na realidade, já aconteceram há muitos e muitos anos atrás.
Segundo os pesquisadores, a Gz9p3 surgiu a partir da junção de dois outros sistemas – o que é possível detectar, pois nas imagens são vistos dois fortes pontos de luz. Essa colisão pode estar acontecendo ainda, já que estamos vendo o acontecimento de milhões de anos atrás.