Janones pode retirar candidatura e apoiar Lula no primeiro turno
Petista chamou o deputado federal para conversar
Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados | Marcelo Camargo/Agência Brasil
O deputado federal, André Janones (Avante) afirmou, nesta sexta-feira (29), que pode desistir da candidatura a presidente da República para apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno, em entrevista ao Estadão. O petista chamou o candidato para conversar e debater a democracia, na quinta-feira (28).
“Sim (estou disposto a retirar a candidatura para apoiar Lula). Se não, eu não iria conversar. Tenho total consciência do meu tamanho do ponto de vista eleitoral, que é micro: um ou dois pontos (nas pesquisas). Mas ao mesmo tempo tenho noção do simbolismo da minha candidatura nessa eleição”, disse Janones
Segundo a última pesquisa da Datafolha, divulgada na quinta- feira,28, o deputado aparece com 1% das intenções de voto. Já Lula alcança 47%.
Janones ainda disse que vai negociar. “Mas não sentido do toma lá, dá cá. Mas no sentido de o ex-presidente encampar as minhas propostas. Se eu tiver que abdicar da candidatura, vou exigir muito”. Mas afirmou não ter interesse em cargos ou negociar ministérios.
De acordo com o parlamentar, a política está “tomada pelo ódio com o Bolsonaro e o centrão”. Segundo ele, há cada vez menos espaço para discutir propostas e falar sobre democracia.
“Democracia é sinônimo de diálogo. Vou usar as palavras de JK (Juscelino Kubitschek): não tenho compromisso com o erro. Volto atrás das minhas decisões quantas vezes forem necessários. Nenhum dos candidatos me procurou para um diálogo para discutir propostas, exceto o ex-presidente Lula”, afirmou.
O deputado confirmou a conversa com o ex-presidente Lula, nas redes socias.
Bolsonaro me bloqueou, Ciro não aceitou encontrar comigo, Tebet ignorou por completo minha existência, enquanto aquele que lidera as pesquisas pediu publicamente pra conversar comigo. Humildade e democracia andam lado a lado.
— André Janones (@AndreJanonesAdv) July 29, 2022
Convite aceito. Vamos conversar @lulaoficial.