• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Japão estabelece novo recorde: O país tem quase 100 mil pessoas com mais de 100 anos

Japão estabelece novo recorde: O país tem quase 100 mil pessoas com mais de 100 anos

A média nacional é de 85,58 centenários por 100.00 habitantes

Por Da Redação
Às

Atualizado
Japão estabelece novo recorde: O país tem quase 100 mil pessoas com mais de 100 anos

Foto: A japonesa Shitsui Hakoishi, de 108 anos, reconhecida pelo Guinness World Records como a barbeira ativa mais velho do mundo. Créditos: Guinness World Records

Com o aumento de 4.664 pessoas em relação ao ano passado, o Japão estabeleceu um novo com 99.763 pessoas centenárias. Este é o 55º ano consecutivo que o país marca o crescimento de pessoas com mais de 100 anos, alcançando a média nacional de 85,58 centenários por 100.000 habitantes.

Segundo os dados divulgados pelo governo japonês na última sexta-feira (12), 87.784 dos centenários são mulheres contra 11.979 homens. Inclusive a pessoa velha é uma mulher chamada Shigeko Kagawa, de 114 anos.

O número elevado de centenários é graças a uma combinação de fatores, de acordo com estudos científicos e análises demográficas. Dentre eles está a dieta tradicional do país rica peixe, soja vegetais e pobre em gordura saturada, que é relacionada as baixas taxas de doenças cardiovasculares e tipos de câncer.

Outro fator apontado é sistema de saúde com acesso universal e programas de prevenção. A prática de exercícios físicos diariamente, a participação de redes de interação e questões relacionadas a biologia e demografia, também aprece entre os fatores que favorecem o envelhecimento populacional.

Entretanto, por outro lado o país sofre com o declínio populacional histórico associado ao número recorde de mortes e a baixa taxa de natalidade. Como forma de contornar a situação, o governo anunciou medidas para apoiar as famílias em relação a situação descrita como “emergência silenciosa”.

Em médio prazo, pode correr complicação de financiamento dos serviços e sustentabilidade fiscal do país, já que o custo social e econômico para longevidade é palpável e a população ativa está em declínio.   

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário