• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Javier Milei sinaliza interesse em dar sequência ao gasoduto que ligará Vaca Muerta ao Rio Grande do Sul
Mundo

Javier Milei sinaliza interesse em dar sequência ao gasoduto que ligará Vaca Muerta ao Rio Grande do Sul

A mensagem foi transmitida pela equipe de Milei em diálogos com a embaixada brasileira em Buenos Aires

Por Da Redação
Ás

Javier Milei sinaliza interesse em dar sequência ao gasoduto que ligará Vaca Muerta ao Rio Grande do Sul

Foto: Reprodução/Getty Images

O governo brasileiro, em contato com a equipe do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, recebeu sinais de interesse em dar continuidade a um projeto estratégico conduzido pela gestão do peronista Alberto Fernández: o gasoduto que conectará a megajazida de Vaca Muerta a Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.

A mensagem foi transmitida pela equipe de Milei em diálogos com a embaixada brasileira em Buenos Aires, antes do segundo turno das eleições argentinas. Conversas conduzidas com Diana Mondino, apontada como possível futura Ministra das Relações Exteriores, revelaram o interesse em manter o projeto.

O gasoduto, atualmente em processo de licitação pelo governo argentino, tem potencial de ser concluído entre o final de 2024 e o início de 2025, caso o cronograma seja seguido. A obra visa transportar gás natural da jazida de Vaca Muerta até a fronteira com o Rio Grande do Sul.

A cidade de Uruguaiana seria beneficiada com o projeto, recebendo uma quantidade significativa de gás, comparável ao Gasoduto Brasil-Bolívia (Gasbol), a preços mais competitivos em relação ao mercado brasileiro. A partir de Uruguaiana, o gás poderia ser direcionado para São Paulo, abastecendo a indústria na região Sudeste.

Alberto Fernández buscava financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para os tubos de aço necessários à realização das obras. O projeto é considerado fundamental para a integração energética entre os dois principais países do Mercosul, conforme avaliação do governo argentino e membros da diplomacia brasileira.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário