Jeans com jeans, pele e couro: saiba quais são as tendências da moda masculina para este ano
Desfiles masculinos para Outono-Inverno 2025 dão prioridade para materiais clássicos e inovações tecnológicas como resposta às alterações no clima do planeta
Foto: Divulgação
O início do ano de 2025 tem sido agitado no cenário mundial — e as primeiras passarelas internacionais de moda do ano abordaram temas de proteção, resiliência e conforto nas criações.
Os últimos desfiles masculinos em Milão para a temporada Outono-Inverno 2025 deixaram de lado o já conhecido clima animado de lado. Em vez disso, o foco foi outro: estilo atemporal expondo tecidos clássicos como pele de carneiro, couro e jeans; e roupas externas de alto desempenho que abordam materiais de ponta nas peças.
“O mundo está se tornando tão conservador, e todos pedem a nós, designers, para sermos revolucionários, mas o que está acontecendo no mundo não é uma celebração”, declarou a designer-chefe da Prada, Miuccia Prada, aos jornalistas nos bastidores.
Pele de carneiro com proteção adicional
Na passarela da marca Prada, casacos e jaquetas com acabamentos em pele sintética foram o ponto forte da coleção fundamentada em botas de caubói resistentes. A casa de moda italiana investiu em favoritos desgastados — tricôs grossos desfiados e ternos de couro patchwork.
Aqui, “a pele de carneiro se torna uma camada de segurança sensual, usado por dentro e por fora”, disseram Prada e Simons. Eles continuaram que o tricô, adornado com símbolos metálicos como amuletos, estava “de certa forma, nos protegendo”.
Peças de herança
Na terceira coleção para a marca britânica masculina Dunhill, o diretor criativo Simon Holloway fez declarações sobre “continuar com um guarda-roupa consistentemente apropriado” nas notas do desfile. Para isso, ele virou a atenção para a sensibilidade esportiva dos ternos favorecidos pelo Duque de Windsor nos anos 1930.
Holloway colocou casacos “regimentais” que tem inspiração na marinha — e mergulhou no ilustre arquivo da casa de moda, executando os casacos para carro do fundador Alfred Dunhill em camurça dupla face e cashmere de lã. O resultado foram composições básicas de para fazer um investimento ter para sempre.
Na Dolce & Gabbana, os designers Domenico Dolce e Stefano Gabbana permaneceram com a celebração de sua herança italiana. Nesta temporada, eles se inspiraram em “La Dolce Vita” de Federico Fellini, cujo, conversaram com os jornalistas reunidos, o termo “Paparazzi” se originou (o personagem principal do filme, um fotógrafo, se chama Paparazzo). Para dar ênfase no ponto, apresentaram modelos colocando câmeras em ternos pretos da cabeça aos pés, loucamente disparando flashes toda vez que um modelo chegava na passarela.
Jeans com jeans
Poucas coisas são tão certas no guarda-roupa masculino quanto o jeans. Nesta temporada, os designers utilizaram bastante o material resistente. Massimo Giorgetti na MSGM foi com tudo no jeans duplo, como também a Dolce & Gabbana, já na Prada o material surgiu como um casaco sobretudo.
Até marcas que geralmente não seriam ligadas ao básico azul verdadeiro apostaram no denim. Na Brunello Cuccinelli, uma marca mais sinônima de alfaiataria relaxada e neutros em cashmere, colocaram jeans com bordas cruas. Já na Dunhill, um blazer clássico pied-de-poule e lenço foram colocados com um par de jeans bem passado.