Jerônimo dialoga com o Ministério Público para retorno da torcida mista no Ba-Vi em 2024
Gestor estadual disse que propôs testes do retorno da torcida mista já no campeonato baiano
Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia
O governador Jerônimo Rodrigues afirmou, nesta quarta-feira (27), que está mantendo diálogo com o Ministério Público para que em 2024 ocorram partidas de futebol com torcida mista entre Bahia e Vitória.
O gestor estadual disse que propôs testes do retorno da torcida mista do Ba-Vi no campeonato baiano, que acontece de janeiro a abril de 2024. O governador ressaltou que é preciso mostrar para o Brasil que “a Bahia é unida”.
No último dia 18, o Ministério Público estadual recomendou que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Bahiana de Futebol (FBF) mantenham a torcida única nos jogos entre os times do Bahia e do Vitória em 2024.
A promotora de Justiça do Consumidor, Thelma Leal, foi a responsável pela emissão da recomendação, respaldada pela defesa contundente da medida por parte de representantes da FBF, dos clubes envolvidos e da Polícia Militar durante uma reunião realizada em novembro do ano passado.
O documento enfatiza que a adoção da torcida única é uma das medidas de segurança implementadas no país para mitigar conflitos entre torcedores dentro e nos arredores dos estádios, especialmente durante clássicos de grande magnitude, como é o caso do Bavi.
A recomendação destaca que em 2023, ocorreu um número expressivo de incidentes violentos durante as partidas, incluindo relatos de vandalismo, detenção de torcedores e apreensão de objetos como pedaços de madeira, soqueiras, fogos de artifício, facas, máquinas de choque elétrico, entre outros utensílios utilizados como armas em atos de violência.