• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Jerônimo exalta geração de empregos com chegada da BYD: 'mais de 5 mil vidas beneficiadas'
Bahia

Jerônimo exalta geração de empregos com chegada da BYD: 'mais de 5 mil vidas beneficiadas'

Lançamento de pedra fundamental das fábricas da BYD reúne políticos e porta-vozes da companhia chinesa em Camaçari

Por Otávio Queiroz
Ás

Jerônimo exalta geração de empregos com chegada da BYD: 'mais de 5 mil vidas beneficiadas'

Foto: Joá Souza/GOVBA

Na manhã desta segunda-feira (9), Camaçari recebeu a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do futuro completo de fábricas da montadora chinesa de veículos elétricos BYD. Durante o evento, Jerônimo Rodrigues ressaltou as novas oportunidades de emprego geradas e valorizou o potencial energético do estado. O evento contou com a presença de porta-vozes da empresa, incluindo o CEO Global da BYD, Wang Chuanfu, e a CEO da BYD Américas, Stella Li. Figuras políticas também estiveram presentes, como o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro da Casa Civil Rui Costa e o governador do estado, Jerônimo Rodrigues.

Ao todo, três novas unidades fabris serão instaladas no município baiano, na Região Metropolitana de Salvador, na área onde funcionava a fábrica da Ford, que encerrou as atividades em 2021. Nos espaços serão fabricados chassis de ônibus, caminhões elétricos e veículos de passeio elétricos e híbridos. O investimento estimado é de R$ 3 bilhões.

A expectativa da companhia chinesa é iniciar a produção entre o fim de 2024 e o começo de 2025. A capacidade estimada será de 150 mil veículos por ano na primeira fase de implantação. Cerca de 5 mil pessoas estarão envolvidas com as produções, gerando empregos após a onda de demissões ocorrida em 2021 com a saída da Ford do estado.

Durante o evento, o fundador da BYD, Wang Chuanfu, destacou o potencial energético e tecnológico que o Brasil possui. “Escolhemos a Bahia porque temos um plano de transformar aqui em um Vale do Silício brasileiro. Além das fábricas, também iremos implementar um centro de pesquisas no estado para impulsionar ainda mais o potencial tecnológico. Não tenho dúvidas de que, em breve, o Brasil será referência quando falarmos sobre energia limpa e tecnologia”.

A visão foi compartilhada de perto pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. Para ele, o Brasil nunca antes na história investiu tanto na transição ecológica. “Hoje, nós temos um grande volume de investimentos para alavancar ainda mais a produção de energia limpa, reduzindo a emissão de carbono e trabalhando para uma melhor qualidade de vida para todos”, afirmou Costa.

Quem também subiu ao palco e destacou a importância da chegada da BYD à Bahia foi o senador Otto Alencar. “Finalmente, com muito trabalho, estamos preenchendo aquela lacuna que ficamos com a saída da Ford. Posso garantir que nós, junto com os outros senadores baianos, iremos trabalhar arduamente para a manutenção da BYD na Bahia, provendo, inclusive, todos os benefícios fiscais possíveis e necessários para estimular ainda mais o sucesso desse projeto”, garantiu o senador.

Por fim, o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou a manutenção de empregos com a chegada da BYD em terras baianas. “Se por um lado nós estamos dando um grande passo na produção de energias renováveis, por outro estamos também dando a oportunidade para milhares de baianos que esperavam ansiosamente por novas oportunidades de emprego”, enalteceu.

Jerônimo também disse ter assinado e enviado à Assembleia Legislativa da Bahia um projeto de lei que isenta o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para carros elétricos que custem até R$ 300 mil. “Quero pedir a toda a bancada que aprecie esse pedido e, assim, juntos estimulemos a BYD e os consumidores nessa mudança de chave”, concluiu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário