Jerônimo garante que primeiro projeto enviado para Alba em 2025 focará na alfabetização: ‘se não tiver uma boa base, tem dificuldade’
Estado tem maior número de analfabetos do Brasil há 31 anos
Foto: CarlosAmilton / Agência ALBA
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou, nesta quarta-feira (5), que o primeiro projeto enviado por ele em 2025 para a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) terá a alfabetização como foco.
Em conversa com jornalistas, pouco antes da solenidade de instalação da 3ª sessão legislativa da 20ª Legislatura na Alba, Jerônimo pontuou que há dificuldades no estado para melhorar as taxas de crianças que aprendem a ler e escrever na idade ideal – entre seis e sete anos.
“O correto é que a gente possa educar todas as crianças já dentro de creches [...] diversas vezes a gente vezes a gente vê deputados colocando suas emendas para equipamentos, construção de escolas, creches, entrega de ônibus, tudo isso é um movimento muito forte [...] muitas vezes se reivindica qualidade do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] no ensino fundamental, médio, mas se a gente não tiver uma boa base tem muita dificuldade”, declarou.
Segundo dados do Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia segue com o maior número de analfabetos do país. O estado ocupa a posição há 31 anos.
O Censo demonstrou ainda avanços no tema, já que o estado teve a maior redução no índice da população não alfabetizada (menos 308.350). Ex-secretário de Educação, Jerônimo destacou os saldos positivos da Bahia no Enem, revelados pelo Ministério da Educação (MEC).
“Vimos agora a evolução da quantidade de jovens que se inscreveram para fazer a prova do Enem, depois a Bahia se destacou em terceiro lugar no Brasil de estudantes aprovados e depois o nordeste em primeiro lugar no acesso a universidades de alunos de escolas públicas”, disse.
No discurso durante a solenidade, o governador seguiu citando o tema e comemorou o crescimento de 115% estudantes matriculados em relação a 2023, além das ações da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (RENALFA) e do “Sim, Eu Posso”, parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) que alfabetiza em curto período. Em julho de 2024 o projeto foi ampliado com investimento de mais de R$ 22 milhões para a criação de 450 turmas em 40 municípios.
“É assim que teremos uma população mais informada, criativa e crítica e uma mão de obra mais qualificada capaz de promover avanços nos diversos setores produtivos, seja na agricultura, na indústria, no comércio, nos serviços, na economia criativa, nos avanços do mundo digital, da informação, da tecnologia e do conhecimento”.
Veja vídeo do posicionamento do governador: