Jerônimo Rodrigues anuncia reajustes de salário para professores e técnicos das universidades; confira mudanças
Projetos foram aprovados pela AL-BA; pagamentos serão em quatro parcelas entre 2025 e 2026
Foto: Mateus Landim/GOVBA
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou, nesta quinta-feira (23), reajustes salariais para os professores e técnicos das universidades estaduais. Os valores do magistério superior serão reajustados em 13,83%, com os pagamentos feitos em quatro parcelas entre 2025 e 2026.
Além da proposta divulgada pelo governador no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, também foi aprovado um projeto que reorganiza a renumeração dos cargos de Analista Universitário e Técnico Universitário, com ajuste salarial de 6% em tabelas específicas para regimes de 40 horas semanais.
Ambos os projetos já foram aprovados pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.
A secretária de educação, Rowenna Brito, informou que, em 2025, serão destinadas R$ 2,5 milhões para investimentos em políticas públicas nas universidades estaduais, além da manutenção e o funcionamento dos campus.
"Na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), estamos construindo uma unidade escolar para atender aos filhos dos estudantes e dos trabalhadores da universidade", declarou Rowenna.
No ano de 2024, o Governo da Bahia havia concedido reajustes lineares de 4% nos servidores baianos, sendo um acordo de 2% pagos no mês de junho e outros 2% na folha de setembro.