Vídeo: Jerônimo diz a Macron que presidentes que se reunirão na cúpula da COP 30 têm “uma responsabilidade muito grande com esta geração e com as futuras gerações”
O governador discursou no “Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com a África”, na presença de Macron e outras autoridades políticas

Foto: Farol da Bahia
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, discursou nesta quarta-feira (5) durante a abertura do “Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com a África”, em Salvador. Ao lado do presidente da França, Emmanuel Macron, e de outras autoridades, Jerônimo destacou a importância histórica e simbólica do evento, que reforça os laços entre Brasil, França e África.
“Foi por aqui que os escravos chegaram. Foi por aqui que nós construímos a nossa relação com a África. E hoje voltamos para promover um encontro da juventude, para discutir o nosso presente, mas também para celebrar o futuro”, afirmou o governador.
Jerônimo também mencionou a COP30, que será realizada em Belém, ressaltando a relevância do tema ambiental e o papel de liderança do Brasil. “Vocês estarão amanhã abrindo a cúpula, a COP30, onde falaremos do presente e do futuro. O presidente Lula foi muito corajoso ao trazer esse encontro internacional para o Brasil, especialmente para o Norte, uma região que ainda enfrenta desafios de infraestrutura, mas que representa esperança e renovação”, completou.
O governador acrescentou ainda que os presidentes têm “uma responsabilidade muito grande com esta geração e com as futuras gerações”, reforçando a necessidade de construir políticas sustentáveis e inclusivas.
O festival, que acontece entre os dias 5 e 8 de novembro, celebra os 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e França, reunindo artistas, intelectuais e pesquisadores para debater temas como justiça territorial, sustentabilidade e igualdade de gênero.


