Vídeo: Joaci Goés recebe medalha "Pedro, O Libertador" do Conselho de Minerva da UFRJ
O presidente do IGHB foi homenageado pelo trabalho em prol da educação, do bem-estar coletivo e da fraternidade entre os povos

Foto: Divulgação
O advogado e presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Joaci Goés, recebeu nesta terça-feira (1º) a medalha "Pedro, O Libertador", condecoração concedida pelo Conselho de Minerva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a indivíduos que se destacam pelo seu trabalho em prol da educação, do bem-estar coletivo e da fraternidade entre os povos.
A cerimônia ocorreu no auditório Bernardino de Souza, no IGHB, e contou com a presença de João Roma, ex-ministro da Cidadania; Lidivaldo Britto, desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA); Walter Pinheiro, presidente do jornal Tribuna da Bahia; do arquiteto e historiador Francisco Sena, entre outros.
Joaci Góes é apresentador do quadro "Joaci Góes em minutos", na FB Comunicação, e autor do livro "Esquerdas e Direitas: a superioridade da Sociedade Aberta", lançado em 2022.
Corte de verbas ao IGHB
Em maio de 2024, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULTBA) excluiu o IGHB do Programa de Apoio às Ações Continuadas de Instituições Culturais e parou de fornecer a verba de R$ 700 mil, que correspondia a 85% da receita anual do instituto.
Ao Farol da Bahia, um dos diretores do Instituto, Ricardo Nunes, afirmou que a SECULT-BA justificou o corte de verba alegando que o IGHB estava "em desarmonia com a política estadual de cultura". Uma notificação foi encaminhada ao instituto três meses após a realização de uma palestra com o ex-ministro das Relações Exteriores do governo Bolsonaro, Ernesto Araújo.
Segundo ele, a ação buscava mais do que uma retaliação à organização, e sim "intimidar" as demais entidades da sociedade civil mobilizada para que ninguém "ouse falar ou fazer qualquer evento que não passe pelo crivo de um interesse pessoal, ideológico e partidário do secretário".
Em setembro do ano passado, o instituto entrou com um mandado de segurança contra o Governo do Estado, por cancelar a contribuição às atividades culturais da instituição.
"Esta postura do Governo do Estado tem gerado grande preocupação entre os defensores da cultura, que a enxergam como uma tentativa de enfraquecer a independência desta instituição e, concomitantemente, de atemorizar as demais entidades da sociedade civil organizada," declararam os advogados do Instituto.
Confira o momento do recebimento da medalha: