João Jorge recebe homenagem da Embaixada de Gana!
Programação aconteceu durante a programação do Camarote Casa de Gana
Foto: Nathane Santana
O presidente da Fundação Palmares e do Olodum, João Jorge, recebeu neste sábado uma homenagem da Embaixada de Gana e da Fundação Busia. Por sua contribuição na visibilidade e preservação da cultura afro-baiana, João Jorge recebeu o Segundo Prêmio Humanitário da Fundação Busia.
O evento integrou a programação do Camarote Casa de Gana e contou com uma recepção tipicamente ganesa, com muita música, dança e saudações ao homenageado. A Embaixadora de Gana, Abena Busia, fez um discurso contando sobre sua conexão com o produtor cultural e o sonho em estabelecer a Casa de Gana como um espaço fixo no Pelourinho
“João Jorge é um trabalhador cultural focado, um baiano que tem muito orgulho de suas raízes e um guerreiro que não tem medo de lutar pelos direitos e cidadania dos afro-diaspóricos. O que une a fundação Busia ao nosso homenageado é a sua fé na cultura e compreensão dos conhecimentos locais para transformação das nossas sociedades, de modo a tornar o mundo um lugar melhor para todos”, destacou Abena Busia.
João Jorge também foi presenteado com um kente, tecido africano confeccionado artesanalmente e que tem origem no reino Ashanti, um dos maiores impérios africanos, que hoje ocupa o território de Gana.
“É uma honra receber essa homenagem. Mais um passo para aproximarmos Gana do Brasil e da Bahia”, destacou João Jorge