Joe Biden anuncia início da retirada de militares americanos no Afeganistão
'Hora de encerrar a mais longa guerra dos EUA', disse o presidente

Foto: Andrew Harnik/Pool via Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou nesta quarta-feira (14), em pronunciamento na Casa Branca, a intenção de retirar todos os militares americanos que estão no Afeganistão até 11 de setembro. De acordo com o democrata, o retorno dos soldados começará em 1º de maio. "Está na hora de encerrar a mais longa guerra dos EUA. É hora de os soldados americanos voltarem para casa", disse.
Os EUA consideram a Guerra do Afeganistão como a mais longa em que tiveram envolvimento. O conflito começou no fim de 2001, após os ataques de 11 de Setembro que deixaram mais de 3 mil mortos em Nova York, Washington e Pensilvânia. Com o envolvimento da milícia terrorista Talibã nos atentados, os EUA, sob o governo do republicano George W. Bush, iniciou uma ofensiva para tirar os extremistas, que, à época, controlavam o Afeganistão.
"Eu sou o quarto presidente dos EUA a ter mandato com presença de tropas americanas no Afeganistão. Foram dois republicanos e dois democratas. Eu não vou passar essa responsabilidade a um quinto", disse Biden.