Joe Biden fará visita à Amazônia em viagem ao Brasil para cúpula do G20
Ex-presidente tem previsão de chegada para manhã de domingo (17) ao aeroporto de Manaus
Foto: Reprodução/YouTube @The White House
A equipe do ex-presidente Joe Biden desembarcará no final da manhã do próximo domingo, dia 17 de novembro, em Manaus, com uma passagem breve pela Amazônia. Os locais em avaliação para a visita são o Museu da Amazônia (Musa), o porto de Iranduba e Novo Airão, que abriga o arquipélago fluvial de Anavilhanas.
Está será a primeira vez que um presidente dos Estados Unidos visita à região amazônica. A embaixada dos EUA no Brasil apontou que essa visita reflete o compromisso do governo americano com a proteção ambiental e a valorização das culturas locais.
Após a passagem em Manaus, Biden viajará para o Rio de Janeiro, com objetivo de participar da cúpula do G20 nos dias 18 e 19. A visita tem o peso de ser uma das últimas oportunidades de Biden se engajar em compromissos internacionais, antes do término de seu mandato, que se encerra em 20 de janeiro de 2025. Em um momento importante, logo após a vitória do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais nos Estados Unidos, a relação entre o país americano com o brasileiro pode passar por mudanças significativas com a nova administração.
A principal ausência na cúpula do G20 será a do presidente russo, Vladimir Putin, em razão das consequências da guerra provocada após a invasão do território ucraniano pela Rússia, há quase três anos.