Jogadora rebate Rubiales: 'em nenhum momento consenti o beijo'
Campeãs do mundo afirmam que não vão atender a convocações enquanto não houver troca na Federação Espanhola
Foto: Reprodução/Sport TV
Depois que o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, anunciou que não vai renunciar ao cargo por ter beijado uma jogadora durante a premiação da Copa do Mundo Feminina, jogadoras da Espanha, que foram campeãs da competição, se manifestaram sobre as declarações do dirigente.
Em comunicado, o elenco campeão e jogadoras históricas da Espanha se posicionaram em apoio a Jenni Hermoso, beijada à força por Rubiales. As atletas afirmam que não vão atender a futuras convocações da Seleção Espanhola Feminina enquanto não houver troca no comando.
Hermoso rebateu na nota de Luis Rubiales, que alegou mais cedo que o “beijo foi espontâneo, mútuo e consentido”.
"Quero esclarecer que, assim como se viu nas imagens, em nenhum momento consenti o beijo e, evidentemente, em nenhum caso tentei levantar o presidente. Não tolero que se coloque em dúvida minha palavra e muito menos que se inventem palavras que não disse", disse Jenni Hermoso, campeã do mundo pela Espanha, em nota.
Mais cedo, em assembleia extraordinária da Federação, Rubiales rebateu a pressão pública por sua renúncia alegando ser vítima de um linchamento público.
“O falso feminismo é um grande flagelo deste país. Isso é um assassinato social”, disse o presidente da federação. “Vocês acreditam que é preciso fazer essa caça às bruxas? Eu não vou renunciar, não vou renunciar", completou.
Diversos clubes espanhóis se pronunciaram publicamente contra Rubiales, entre eles Real Madrid, o Sevilla, Celta de Vigo e Valencia. O Barcelona, por outro lado, considerou que as explicações do dirigente foram consideradas suficientes pela assembleia.
A Fifa informou, na quinta-feira (24), que abriu um processo disciplinar contra o presidente da Federação Espanhola de Futebol. De acordo com o Comitê Disciplinar da entidade, Rubiales foi informado da abertura do expediente.