Johnson & Johnson inicia testes de vacina contra Covid-19 em humanos
Segundo a farmacêutica, dose única ofereceu forte proteção em macacos
Foto: Reprodução/ Exame
A Johnson & Johnson deu início na manhã desta quinta-feira (30), nos Estados Unidos, aos testes da vacina produzida pela empresa contra a Covid-19, doença do novo coronavírus, em seres humanos, após resultados positivos do estudo em macacos. Segundo os cientistas, uma única dose ofereceu proteção fortes aos animais.
De acordo com a empresa, após serem expostos ao novo coronavírus, os seis animais que receberam a dose da vacina ficaram completamente protegidos de doenças pulmonares, e cinco ficaram protegidos de infecções, que pode ser verificado em amostras nasais. O estudo foi publicado pela revista científica "Nature".
A farmacêutica ainda que os testes em humano serão aplicados em voluntários adultos saudáveis, com idade entre 18 e 55 anos, além de outros de 65 anos e mais velhos dos EUA e da Bélgica.
A vacina da J&J usa um vírus de gripe comum conhecido como adenovírus tipo 26, ou Ad26, para transportar proteínas de coronavírus para células do organismo, o que induz uma defesa imunológica contra o vírus.